Especialista revela quando nível do Guaíba deve ficar abaixo de sua cota de inundação

O cenário em Porto Alegre tem sido marcado por inundações persistentes devido ao alto nível do rio Guaíba, que tem dificultado a rotina da cidade e trazido várias complicações aos seus moradores.

Qual é a situação atual do Guaíba?

Nesta sexta-feira, às 6h30 da manhã, o nível do Guaíba estava em 4,73 metros. Segundo o Professor Rodrigo Paiva do Instituto de Pesquisa Hidráulicas da UFRGS, em entrevista cedida à Rádio Guaíba, o rio deve continuar com níveis elevados no decorrer da próxima semana.

Até agora, o nível mais alto das águas foi observado no dia 5 de maio, atingindo cerca de 5,3 metros. As águas começaram a diminuir gradualmente no dia 8, chegando a 4,56 metros no dia 11. No entanto, houve um novo aumento a partir do domingo, dia 12, com uma elevação maior na terça-feira, dia 14, superando 5,2 metros. Atualmente, o nível das águas está voltando a baixar.

A descida das águas tem sido lenta, com uma média de 25 cm a cada 24 horas. Esse ritmo gradual de redução é motivo de preocupação, pois qualquer nova chuva pode agravar a situação. “Temos dificuldades de prever duas semanas à frente, pela questão das chuvas. A previsão de chuva, a partir de uma semana, ela já é mais incerta. Por isso, trabalhamos com vários cenários”, explica Paiva.

Em resposta às inundações, está sendo realizada uma nova fase de pesquisas para estudar a poluição das águas. O professor recomenda que a população evite contato com a água e consumo de peixes capturados na área afetada.