Especialistas fazem ALERTA que preocupa a população de SC
A sexta-feira (30) marca o término oficial da Campanha Nacional de Imunização contra a gripe, mas a boa notícia é que a imunização não será interrompida abruptamente. O governo estadual anunciou que a aplicação das doses continuará até que os estoques dos municípios se esgotem.
Apesar dessa extensão, ainda é preciso um esforço significativo, uma vez que o Estado necessita vacinar quatro pessoas por minuto para alcançar a meta de imunização do público prioritário estabelecida pela campanha.
Desafios na vacinação contra a gripe em Santa Catarina
Com base nos dados do Ministério da Saúde, constata-se que em Santa Catarina há uma lacuna preocupante de 1.194 milhão de pessoas que ainda não receberam a vacina contra a doença. Mesmo considerando a possibilidade de vacinação diária, incluindo fins de semana, até o final deste ano, apenas 6,4 mil indivíduos seriam vacinados por dia.
No entanto, esses números não levam em conta os dias em que os Centros de Saúde estão fechados, o que é uma realidade em muitos locais. Vale ressaltar que restam exatos 185 dias corridos até o encerramento do ano.
A Campanha de Vacinação contra a gripe teve início em 10 de abril, direcionada inicialmente aos grupos prioritários. Posteriormente, em 12 de maio, devido ao aumento das hospitalizações por gripe no estado, a vacinação foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade. Além disso, em 31 de maio, a campanha foi prorrogada por mais um mês, visando alcançar um maior número de pessoas.
Imagem: Reprodução/Wikipédia