Estado do Sul possui internet mais rápida do Brasil
O Prêmio Melhor Escolha 2023 ajuda a contratar uma boa internet com banda larga firme e extensa. A premiação aponta qual o melhor provedor de cada estado brasileiro, auxiliando o consumidor na negociação que melhor atenda suas necessidades.
Até aqui, a Vivo tem apresentado os melhores resultados referentes à velocidade. Em média, a operadora controlada pela Telefonica opera sob 101 mega de velocidade. A média nacional fica em torno de 79 mega.
Método de avaliação
O levantamento levou em consideração milhões de speed tests residenciais efetuados no país nos doze meses de 2022.
“Com esses dados, é possível entender o cenário da internet no país. Assim, o consumidor consegue comparar os serviços prestados, enquanto que os provedores se atentam para oferecer uma internet de melhor qualidade”, afirmou Glauciana Nunes, head de Consumer Connection da empresa.
Paraná líder
De acordo com a premiação, o Paraná possu a internet fixa mais rápida do país, com 88 mega de média. Na região, a Ligue é a operadora com a maior velocidade, alcançando 140 mega de velocidade média. Suas concorrentes diretas são a Brisanet e a TIM Fibra.
Curitiba, Belo Horizonte e Brasília são as metrópoles melhor posicionadas no ranking. Foram calculados 98, 95 e 95 mega de velocidade respectivamente.
Parâmetro do método
A Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) serviu como base de dados para seleção dos provedores com presença significativa no território nacional e em cada estado.
Estiveram elegíveis à avaliação do Melhor Escolha apenas as operadora com presença nas cinco regiões do país e com participação mínima de 1,5% na amostragem regional.
Para acessar os dados completos do levantamento, basta acessar o link aqui. Há infográficos e tabelas disponíveis para melhor compreensão de acordo com a área desejada.