Estados do Sul estão entre os que mais sofrem tentativas de fraudes; veja ranking

No mês de fevereiro, a região Sul do Brasil se viu alvo de 41.108 possíveis tentativas de fraude, de acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O estado mais impactado pelos golpistas foi o Paraná, com um registro de 17.242 casos, seguido pelo Rio Grande do Sul, que contabilizou 13.014 ocorrências.

No ranking estadual, São Paulo liderou com impressionantes 72.781 tentativas de fraude, enquanto o Rio de Janeiro ocupou a segunda posição, com 23.738 casos relatados. Em terceiro lugar, veio Minas Gerais, com um total de 21.678 incidentes. Vale destacar que os demais estados do país ficaram abaixo da marca de 20 mil tentativas, sendo que Roraima foi a Unidade Federativa (UF) com o menor índice, registrando apenas 404 casos. A situação ressalta a importância de estar vigilante contra golpes e proteger-se de possíveis fraudes.

Confira os gráficos:

Redução nas Tentativas de Fraude no Brasil

No mês de fevereiro, o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelou uma queda significativa no total de tentativas de fraudes e roubos de identidade no Brasil. Foram registradas 236.775 ocorrências, o que equivale a uma tentativa de fraude a cada 10 segundos. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 27,4%. Além disso, em relação a janeiro deste ano, a queda foi de 16,7%, quando foram identificadas 284.198 tentativas de fraude.

De acordo com Caio Rocha, diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, a diminuição das tentativas de fraude em fevereiro em comparação a janeiro se deve ao impacto do feriado do Carnaval, que reduziu a quantidade de dias úteis e a movimentação de consumidores em estabelecimentos comerciais, bancos e financeiras. Já em relação ao mesmo período do ano passado, a queda pode ser atribuída à menor busca por crédito dos consumidores, devido às taxas de juros mais elevadas e ao aumento da inadimplência. Com menos pessoas buscando novos negócios, há uma diminuição no número de alvos potenciais para os fraudadores.

No segmento de bancos e cartões, houve o maior número de tentativas de fraude, com 108.969 registros, representando 46% do total. No mesmo período do ano anterior, esse setor correspondia a 55,7% das ocorrências. Já o setor de serviços, incluindo construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral, teve 69.361 registros, equivalente a 29,3% do total, em comparação a 17,8% no mesmo período de 2022. O setor de financeiras ocupou o terceiro lugar, com 44.784 tentativas, representando 18,9% do total. No ano passado, esse setor correspondia a 18% dos casos. Por fim, o setor varejista registrou 10.389 tentativas de fraude, correspondendo a 4,4% das investidas contra os consumidores em fevereiro, o que representa uma queda de 43,1% em relação ao percentual observado no mesmo mês de 2022 (5,6%).

Fonte: Bem Paraná

Imagem: Freepik/freepik.com