Estas são as cachoeiras mais incríveis para visitar em Santa Catarina

As cachoeiras em Santa Catarina são um tesouro natural que oferece aos visitantes a oportunidade de desfrutar da beleza das paisagens, além de proporcionar momentos de lazer e aventura. A diversidade geográfica do estado proporciona muitas opções para quem quer explorar as cachoeiras e outras atrações naturais de Santa Catarina. 

Pensando nisso, aqui está uma lista com as 10 cachoeiras mais incríveis para visitar!

Cachoeira do Avencal – Urubici – SC

A Cachoeira do Avencal é uma das cachoeiras mais impressionantes da região de Santa Catarina, com sua queda d’água de 100 metros de altura. O nome da cachoeira vem da grande quantidade de avencas, uma planta semelhante à samambaia, que cresce em seu entorno.

A cachoeira está localizada em uma propriedade particular, portanto, é necessário pagar uma taxa de entrada de 3 reais (preço em 2013). Existem duas maneiras de chegar até a cachoeira, pela parte alta, que pode ser acessada de carro, onde existem dois mirantes, ou pela parte baixa, onde é preciso fazer uma trilha até o local.

Para chegar à Cachoeira do Avencal, basta percorrer 6 km a partir do centro de Urubici, pela rodovia SC-430 no KM 43. Não deixe de visitar essa maravilha natural de Santa Catarina e desfrutar de sua beleza única.

Imagem: Divulgação / Serra Bela

Cachoeira do Salto Grande – Corupá – SC

A cachoeira do Salto Grande é o ponto alto do roteiro Passa Águas, que acompanha o Rio Novo por quase três quilômetros e leva cerca de três horas e meia para completar toda a extensão, passando por outras 13 cachoeiras igualmente impressionantes. Localizada em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), próxima ao município de Corupá, no norte de Santa Catarina, a cachoeira tem 125 metros de altura e é um verdadeiro espetáculo da natureza. Para acessar a trilha e as cachoeiras, é necessário adquirir um ingresso de 15 reais que pode ser comprado em estabelecimentos no caminho para a Rota das Cachoeiras, como o Mercado dos Fósseis e o Restaurante do Gaúcho.

É importante lembrar que não há venda de ingressos na entrada da RPPN, então é fundamental planejar antes de ir. Para chegar à RPPN, é preciso percorrer uma estrada de cascalho de 14 km a partir do trevo da cidade. Durante todo o percurso, há sinalizações indicando a “Rota das Cachoeiras”. A cachoeira do Salto Grande fica a cerca de 210 km de Florianópolis.

Imagem: Divulgação / Notícias Corupa

Cachoeira do Zinco – Benedito Novo – SC

A Cachoeira do Zinco, localizada no município de Benedito Novo, é uma bela queda d’água de 80 metros de altura situada em uma área conhecida como Vale do Zinco. Além de contemplar a cachoeira de um mirante acessível de carro, os visitantes também podem caminhar cerca de 40 minutos para chegar ao fundo da cachoeira, onde é possível aproveitar o local para se refrescar.

A estrada para chegar à cachoeira é pela Estrada Ribeirão Liberdade (Vale do Zinco), que fica a cerca de 28 Km do centro de Benedito Novo. Para os viajantes que vêm de Florianópolis, a distância até a Cachoeira do Zinco é de aproximadamente 185 Km. Vale lembrar que o acesso pode ser limitado em dias de chuva intensa.

Imagem: Divulgação / NCS Total

 Cachoeira Véu da Noiva – Doutor Pedrinho – SC

Localizada no município de Doutor Pedrinho, no Vale do Itajaí, a cachoeira Véu da Noiva é uma das principais atrações da região. Com 63 metros de altura e uma piscina natural de 30 metros de diâmetro, é um ótimo lugar para passar um final de semana com a família e amigos em meio à natureza.

Para chegar até lá, é preciso percorrer uma trilha de 1 km pela mata nativa, então é importante levar roupas e calçados adequados. A cachoeira está localizada na Estrada da Campina, a 9 km do centro da cidade, e é necessário fazer a trilha para chegar até ela. A distância de Florianópolis até a cachoeira é de 210 km.

Imagem: Reprodução / Reginalu

Cachoeira do Sabiá – Presidente Getúlio – SC

A Cachoeira do Sabiá é uma atração imperdível do município de Presidente Getúlio, situado no Alto do Vale do Itaí. Com seus 67 metros de altura, a cachoeira é uma maravilha da natureza que encanta os visitantes. Para ir até lá, é preciso caminhar por 1,5 quilômetro pela exuberante Mata Atlântica, mas para aqueles que preferem uma opção mais fácil, há um passeio de jipe disponível. É importante lembrar que a cachoeira é de propriedade particular, portanto as visitas devem ser agendadas com antecedência e há uma taxa de entrada de cinco reais a ser paga.

Para chegar à cachoeira, basta seguir até o final da estrada Ribeirão Sabiá. A distância de Florianópolis é de 240 Km.

Imagem: Reprodução / PAULO H. LIMA 

Cachoeira Costa da Lagoa – Florianópolis – SC

A cachoeira Costa da Lagoa, apesar de não ser tão alta, é uma ótima opção para quem quer se refrescar durante a estadia em Floripa. Além disso, os visitantes podem aproveitar as ruínas históricas e os restaurantes caseiros na região da cachoeira.

O acesso à cachoeira é mais fácil de barco, que pode ser pego no centrinho da Lagoa da Conceição e descer entre os trapiches 14 e 19. Para os aventureiros, há também trilhas disponíveis, incluindo uma trilha fechada passando pelas montanhas. A cachoeira está localizada a cerca de 12 km do centro de Florianópolis.

Imagem: Divulgação / Destino Florianópolis

Cachoeira da Solidão – Florianópolis – SC

A Cachoeira da Solidão é uma bela opção de passeio para quem quer sair da rotina de praia em Florianópolis. Apesar de sua altura de apenas 4 metros, o poço de águas cristalinas verde-esmeralda é considerado um dos mais bonitos de Santa Catarina.

Para chegar à cachoeira, é preciso seguir uma trilha que começa na praia da Solidão. Ao iniciar a trilha, logo no começo existe uma bifurcação e ambas as opções levam até a cachoeira. Para os mais aventureiros, a escolha pode ser pelo caminho da direita, que apesar de ser um pouco mais acidentado, não possui muitas dificuldades.

A Cachoeira da Solidão está localizada a cerca de 28 Km do centro de Florianópolis, e é uma opção incrível para quem quer explorar outras belezas naturais da região.

Imagem: Reprodução / Pinterest

Cachoeira do Rio dos Pardos – Porto União – SC

A cachoeira do Rio dos Pardos, localizada na região de Porto União, é considerada uma das mais belas e altas da região, com uma queda d’água de 72 metros de altura. Os visitantes podem se refrescar na água gelada e ainda desfrutar de uma bebida local. Para chegar até lá, é necessário pegar uma estrada de carro bem fácil.

Para chegar na Cachoeira do Rio dos Pardos, saindo de Porto União, basta pegar a SC-135 em direção a Caçador. Após cerca de 7 km, é possível avistar o Portal do Maratá na sua esquerda, onde deve-se entrar na estrada de terra que passa sob ele. Durante o percurso, haverá algumas bifurcações, mas é importante seguir sempre pela estrada principal. Passados os 19 km, em meio a uma subida, basta entrar na esquerda, saindo da via principal.

A distância de Florianópolis até a cachoeira do Rio dos Pardos é de 450 km.

Imagem: Reprodução / Tempo Editorial

Cachoeira do Salto do Rio Caveiras – Lages – SC

Se você está procurando um ambiente tranquilo em meio à natureza, o Salto do Rio Caveiras é um lugar perfeito para visitar. Há um parque de campismo e restaurantes na área, e também existem lagos onde você pode nadar, pescar e praticar desportos náuticos. Visitar a hidrelétrica de Caveiras, a primeira construída na região, pode ser um dos passeios interessantes para fazer na região.

A altura da Cascata do Cerro Pelado é desconhecida, mas ainda vale a pena visitá-la pela beleza natural. São 225 km distância de Florianópolis. Para chegar lá, são 20 km a partir do centro da cidade.

Imagem: Reprodução / Igaras Hotel

Cachoeira Salto Correntes – Frei Rogério – SC

A cachoeira Salto Correntes é uma maravilha natural que impressiona com sua queda d’água de mais de 70 metros de comprimento e 10 metros de altura. O transporte faz um percurso curto pela floresta, que não é difícil, e todos podem visitar este local sem nenhum problema. No topo da cachoeira, é possível nadar e pescar. A altura da Cachoeira Salto Correntes é de 10 metros.

Para chegar à cachoeira Salto Correntes, é necessário ir até a comunidade de Salto Correntes, localizada a aproximadamente 10 km do centro de Frei Rogério e a 5 km da SC-451. A distância de Florianópolis é de 330 km.

Imagem: Reprodução / Portal de Turismo de Frei Rogério

Imagem: Wirestock / freepik.com