Estátua “demoníaca” assusta população do RS
Uma estátua “demoníaca” em uma casa têm causado terror na população de cidade do Rio Grande do Sul. O caso viralizou nas redes sociais, devido à instalação de uma imagem representando um ser com cabeça de bode, corpo humano e um pentagrama na testa, em uma residência do município de Alvorada.
A figura está associada ao deus pagão Baphomet, comumente associado ao satanismo, mas que apresenta uma história complicada, possuindo também conexões com o panteão mitológico da cultura celta. Confira abaixo mais detalhes sobre o caso.
Estátua de Baphomet repercute nas redes sociais
O caso gerou discussões em várias redes sociais. A foto foi divulgada pelo músico Ivan Almeida em seu Twitter, afirmando. “Os ‘véio conservador’ e as crianças do bairro já estão cheios de histórias sobre a casa e essa família”.
Nos comentários, a estátua atiçou as discussões dos internautas, com muitas opiniões diferentes. Além do medo, alguns apresentaram reações negativas. “A pessoa sabe que vai gerar uma atenção negativa e faz mesmo assim”, afirmou o internauta. Há também quem esteja se divertindo com a situação: vários internautas riram do caso, enquanto outros compartilharam fotos de outras estátuas consideradas assustadoras ou curiosas em suas cidades.
Origem da imagem
Sobre a figura representada na estátua, Baphomet, sua origem é debatida entre pesquisadores. Suas primeiras menções foram encontradas em documentos dos Cavaleiros Templários no século XIV, representado como um ídolo pagão. Segundo historiadores, há também conexões com mitologias e lendas das regiões do Egito, Índia e Grécia.
A primeira representação visual de Baphomet é originária do livro “Dogma e ritual da alta Magia”, escrito pelo ocultista francês Eliphas Levi. A sua imagem mais moderna, que carrega chifres e asas, surgiu no século XXI. Para o cristianismo, trata-se de uma figura demoníaca, que carrega as mesmas características da sua representação do Diabo.