Estátuas de escritores da literatura brasileira são vandalizadas em Porto Alegre

As estátuas de Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, amanheceram cobertas com tinta amarela na manhã desta quarta (20).

A Guarda Municipal chegou ao local nas primeiras horas da manhã e se deparou com a tinta ainda fresca, ou seja, é possível que o ato de vandalismo tenha ocorrido durante a madrugada.

Foi por volta das 10h20min que uma equipe enviada pela Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela manutenção do monumento, realizou a limpeza das figuras dos escritores.

A assessoria do Centro Integrado de Comando (Ceic) comunicou que está realizando buscas nas câmeras do entorno para tentar identificar os vandalistas. Por enquanto eles não possuem as imagens.

O Monumento

A obra recebe o nome de “Monumento à Literatura” e mostra, em tamanho real, o escritor Carlos Drummond de Andrade, que originalmente segurava um livro nas mãos, em pé ao lado de Mario Quintana, que está sentado em um banco.

A criação é de Eloisa Tregnago e Xico Stockinger e foi inaugurada em 2001, encomendado pela Câmara Riograndense do Livro.

O monumento já sofreu diversos atos de vandalismo. Em 2017, as esculturas foram atingidas por tinta laranja. Já em 2015, o livro de bronze que a figura de Carlos Drummond de Andrade tinha em mãos foi furtado e nunca mais apareceu.

O que diz a Prefeitura

“A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, através da Diretoria de Patrimônio e Memória, destacou um técnico especialista para averiguar a situação da estátua dos escritores Mario Quintana e Carlos Drummond de Andrade, que foi alvo de vandalismo, na Praça da Alfândega. A SMCEC está analisando as providências adequadas a serem tomadas a fim de manter a integridade do monumento. O DMLU foi acionado e realizou a limpeza do local. O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, lamentou o vandalismo do monumento e dos espaços públicos da cidade. ‘A Secretaria segue mobilizada e empenhada em trabalhar pela recuperação dos nossos monumentos e espaços, contando com o apoio fundamental de todos os órgãos da Prefeitura’.”