Este foi o vencedor do 50º Festival de Cinema de Gramado que levou 3 estatuetas

O 50º Festival de Cinema de Gramado foi realizado neste sábado (20) na Serra Gaúcha. Na ocasião foi feita a entrega dos troféus Kikitos, em uma cerimônia comandada pelas jornalistas Marla Martins e Renata Boldrini, no Palácio dos Festivais. Conheça o vencedor do festival que levou três estatuetas. 

O drama “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho produzido no Acre, foi o vencedor na noite especial do cinema. A produção que traz temas como as fronteiras entre cidade e floresta e a periferia da Amazônia venceu nas categorias de melhor longa brasileiro, melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor ator coadjuvante. 

Vencedores do 50º Festival de Cinema de Gramado 

A atriz Marcélia Cartaxo ganhou seu segundo Kikito como melhor atriz pela performance no filme A Mãe, longa que também ganhou nas categorias de  melhor direção com Cristiano Burlan e desenho de som, com Ricardo Zollmer. 

Outra produção que venceu no festival e levou três Kikitos foi “Tinnitus”, por melhor fotografia com o trabalho de Rui Poças e melhor montagem, por Eduardo Serrado, o troféu por direção de arte ficou por conta do trabalho de Carol Ozzi. 

O filme estrangeiro produzido no Uruguai por Martín Barrenechea e Nicolás Branca também foi campeão pelo júri oficial e pela crítica. A produção trouxe para as telonas o papel do futebol na sociedade, além de mostrar a desumanização do jogador e a problematização do sucesso. Enzo Vogrincinc levou o troféu como melhor ator pelo longa. 

A produção chilena “Inmersión” também levou duas estatuetas, uma de melhor roteiro, para Agustin Toscano, Moisés Sepúlveda e Nicolás Postiglione, além de fotografia pelo trabalho de Sergio Armstrong.

O longa gaúcho 5 Casas do diretor Bruno Gularte Barreto também levou o Kikito para casa. O enredo do documentário premiado traz cinco casas e cinco histórias interligadas. 5 Casas levou troféu por melhor direção e melhor montagem, para Vicente Moreno.