Estiagem não dá trégua e preocupa população de cidade gaúcha

No Rio Grande do Sul, diversas cidades têm sofrido por conta dos males causados pela estiagem que teve início no começo desse ano. A população tem se preocupado com a seca e com a destruição de alguns pontos turísticos.

No último sábado (11), 272 municípios do estado decretaram situação de emergência devido a estiagem, o que equivale a 54% das cidades do Rio Grande do Sul.

Em Hulha Negra, importante cidade do RS, são calculados prejuízos de R$ 40 milhões em 1,2 mil propriedades rurais.

Estiagem afeta cidade gaúcha

Caraá, uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, é conhecida por seus belos pontos turísticos, como a Cascata da Vila Nova, que está quase chegando ao seu fim.

A Cascata fica localizada dentro da propriedade de Ênio Pereira dos Santos, que sentiu-se surpreso ao ver o estado em que o ponto turístico se encontra. “Com esta seca, a cascata quase secou. E nunca havia chegado a este ponto”.

A família de Ênio é proprietária do local há vários anos, e o homem lamenta a atual situação da região. “As pessoas seguem visitado a cascata, mesmo nesta época de seca. Mas infelizmente está difícil aproveitar o banho, pois restou apenas um filete de água caindo. Está desolador, porém quem quiser vir aqui, será sempre bem-vindo, e acredito que esta situação logo vai passar”, disse.

Apesar de lamentar a situação, Ênio segue positivo e acredita que tudo voltará ao normal: “No momento tem caído umas chuvinhas que não eliminam a seca, que está afetando toda a nossa região, inclusive estragando a lavoura. Porém, a natureza é sábia. Então logo vai voltar a chover, e tudo voltará ao normal.”

A população gaúcha sofre por conta da estiagem pelo segundo ano consecutivo, o que tem afetado a economia e a beleza de diversas cidades.