Estudo revela número assustador de celulares roubados no RS

Em 2023, o Brasil registrou um total de 937.294 ocorrências de roubos e furtos, de acordo com os últimos dados da Secretaria de Segurança Pública. No entanto, observou-se um aumento de 10,1% nos casos de roubos de celular, enquanto os furtos, onde a vítima não percebe a ação, tiveram uma redução de 2,8%.

Cláudio dos Santos Feoli, comandante-geral da Brigada Militar, aponta que a maioria dos roubos registrados não envolve violência física direta. Os criminosos geralmente utilizam ameaças para intimidar suas vítimas, classificado assim como roubo. Em 2024, adotar medidas de proteção é fundamental para evitar ser alvo de criminosos.

Roubos de celulares no Rio Grande do Sul

Em comparação com o ano de 2019, quando o Rio Grande do Sul teve 4.822 casos de roubos de celular, houve uma queda de 27% nos registros. No entanto, a pandemia de 2020 viu um aumento significativo de furtos chegando a 10,2 mil, que voltaram à faixa dos 14 mil em 2022, antes de cair novamente em 2023. Em 2023, 78,9% dos roubos de celulares no RS ocorreram em vias públicas. Além disso, o sábado é o dia com maior incidência de roubos e furtos no país.

Uma das principais causas apontadas para o aumento nos roubos de celulares é o tráfico e consumo de drogas. Celulares roubados muitas vezes são utilizados como moeda de troca no comércio de entorpecentes. Locais movimentados, como pontos de ônibus e centros das cidades, são pontos quentes para essas ocorrências

Como se proteger de roubos e furtos de celulares?

A segurança começa com comportamentos preventivos simples que podem minimizar a chance de ser vítima de um furto ou roubo de celular. Confira algumas dicas do comandante Cláudio dos Santos Feoli: Medidas Preventivas:

  • Manter bolsas e mochilas sempre fechadas e junto ao corpo.
  • Evitar utilizar o celular em locais públicos, especialmente lugares escuros.
  • Nunca colocar o celular no bolso de trás da calça.

Após o Roubo ou Furto:

  1. Procurar outro dispositivo para acessar serviços como iCloud ou Find My Device e rastrear o telefone.
  2. Contatar bancos, operadoras e exchanges para bloquear contas e transações.
  3. Registrar uma ocorrência na polícia imediatamente.

É fundamental ter um plano de ação caso seu celular seja roubado. O delegado Fernando Sodré destaca a importância de medidas adicionais de segurança, como manter um “celular de casa” para contas bancárias e aplicativos sensíveis, e a utilização de bloqueios biométricos e autenticação de dois fatores para apps importantes.

Operações de combate a roubos de celulares

A Operação Mobile, realizada pela Polícia Civil e Brigada Militar, intensificou as medidas contra quadrilhas especializadas em roubos de celulares. A fiscalização também é feita em revendedores de aparelhos, onde muitas vezes são encontradas quantidades significativas de celulares sem procedência.

Segundo o comandante Feoli, o trabalho conjunto com as prefeituras e a identificação do IMEI dos aparelhos resultam em apreensões e prisões. A colaboração entre as diferentes entidades tem mostrado resultados positivos na redução desses crimes.

A prevenção e a ação rápida são essenciais para minimizar os impactos dos roubos e furtos de celulares. Com as dicas e medidas apresentadas, os cidadãos podem se sentir mais preparados e protegidos contra essas ameaças. Para mais informações ou para denunciar, utilize os contatos:

Contatos para Denúncias:

  • Brigada Militar: 190
  • Disque-Denúncia: 181
  • Delegacia Online
  • Delegacia mais próxima

Fique atento e proteja-se! Seu celular e sua segurança são prioridades.