Ex-Inter é vítima de racismo em jogo do Brasileirão no RS

A última disputa entre Hercílio Luz e Aimoré-RS, que terminou empatada em 0 a 0, virou assunto após um dos jogadores sofrer um ataque de racismo. Na súmula do jogo, que ocorreu em São Leopoldo, interior do Rio Grande do Sul, o árbitro Murilo Ugolini Klein registrou o episódio envolvendo a torcida do clube gaúcho e um jogador do Hercílio.

“Informo que antes do início da partida torcedores da equipe do Aimoré disseram: “vai entregar o jogo negão” em direção ao jogador n° 4, Rafael Ramos de Lima, da equipe do Hercílio Luz, o jogador se sentiu ofendido (não foi possível identificar tal torcedor)”, diz parte da súmula.

Hercílio Luz FC emite nota de repúdio após ex-Inter ser vítima de racismo durante jogo

O Hercílio Luz FC emitiu uma nota de repúdio:

“Lamentamos que em pleno 2023 temos casos de racismo acontecendo no futebol brasileiro a cada final de semana. Somente neste foram dois, um envolvendo o zagueiro Rafael Lima na partida contra o Aimoré. O Clube se solidariza e presta todo apoio ao atleta.

Lembramos que o Código Penal, artigo 140, § 3º, determina uma pena de 1 a 3 anos de prisão, além de multa, para as injúrias motivadas por “elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem, ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. Mas, mais importante que isso, não é admissível que ainda tenhamos manifestações assim na sociedade.”

De acordo com o documento, o jogador foi levado para realizar um boletim de ocorrência para registrar o fato. Na Série C, um jogador do CSA-AL também foi vítima de racismo, e disse que uma torcedora do Ypiranga-RS o chamou de macaco.

“Aos 37 minutos do primeiro tempo, fui informado pelo atleta de nº 08, o sr. Tomas Almino Bastos da Silva, da equipe do csa, que ele havia sido chamado de macaco por uma torcedora do Ypiranga localizada na arquibancada próxima à torcida organizada. De acordo com o atleta, a torcedora proferiu a seguinte frase: “vai logo, macaco”, quando este estava buscando a bola perto da arquibancada para cobrar o escanteio.”, diz uma parte da súmula do jogo.