Fabricante da Alemanha irá construir centro de pesquisa mundial no RS

Em breve, Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, será a casa de mais um prédio, que terá capacidade para 250 pessoas. Com sede mundial na Alemanha, uma das fabricantes líderes mundiais de elevadores, a TK Elevator, irá investir R$ 16 milhões para construir um centro de pesquisa e desenvolvimento, onde também serão treinados profissionais, principalmente engenheiros.

A obra deve ser iniciada em 2024. No mesmo ano, a empresa pretende fabricar um elevador inédito no Rio Grande do Sul, mais tecnológico que os já existentes.

Fabricante gera mil postos de trabalho no RS

Atualmente, a fábrica localizada no Estado sulista gera mil postos de trabalho e produz elevadores. Entre seus clientes, estão prédios residenciais e comerciais, aeroportos, shoppings, metrôs e indústrias. Em algumas unidades, a empresa também fabrica pontes de embarque em aviões e escadas rolante.

No momento, a TK Elevator tem como meta finalizar 2023 com crescimento de 7% na receita de vendas. A empresa também tem o desejo e de crescer mais 10% em 2024. Na América Latina, a receita anual gira em torno de R$ 2 bilhões.

A fabricante mundial alemã thyssenkrupp Elevadores se tornou a “TK Elevator” apenas em 2021, após ser comprada pelas empresas de privaty equity Advent International e Civen.

Elevadores da fábrica gaúcha estão no prédio mais alto de São Paulo

A fábrica localizada no Rio Grande do Sul foi inaugurada em 1965 e inicialmente consertava relógios de ponto e serviços de telefonia em Porto Alegre. Com o tempo, passou a arrumar elevadores, e depois, a fabricá-los. Em 1964, foi criada a Elevadores Sûr que foi comprada pelo grupo Thyssenkrupp em 1999.

Em constante expansão, essa unidade também foi responsável pela fabricação dos 20 elevadores instalados no prédio mais alto de São Paulo, o Platina 220. O edifício tem 172 metros de altura e 46 andares. Alguns dos elevadores mais velozes da TK Elevator, que alcançam o topo em apenas 42 segundos, estão presentes no local.

Imagem: Elevator / Divulgação