Facebook é multado por vazar dados de brasileiros; Saiba se você foi afetado

A Meta foi condenada pelo Ministério da Justiça (MJ), a pagar uma multa de R$6,6 milhões pelo vazamento de dados de brasileiros. 

O compartilhamento ilegal de informações de usuários do Facebook no Brasil ocorreu durante a campanha de Donald Trump pela presidência dos Estados Unidos em 2018. 

Ainda que o vazamento não tenha ocorrido diretamente pelo Facebook, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça compreendeu que a companhia falhou ao permitir a informação sobre configurações de privacidade. Diante disso, a empresa teria submetido os usuários à prática abusiva, de acordo com o órgão. 

A condenação da Meta foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nessa terça-feira (23). Segundo a decisão, o valor estipulado pode ser reduzido em até 25% caso o Facebook não recorra judicialmente.

Facebook vaza dados de Brasileiros 

Conforme a investigação do Ministério da Justiça, os dados dos usuários brasileiros foram obtidos através de um aplicativo de teste de personalidade. 

Ao utilizar a aplicação, os brasileiros concederam informações suas e de seus amigos. Foram compartilhados dados de localização, data de nascimento e conteúdo consumido. O usuário permitia o acesso aos dados assim que aceitava fazer o teste.  

As informações foram repassadas, de forma ilegal, para a  Cambrige Analytica, empresa que trabalha com análise de dados para fins políticos ou comerciais. 

As informações foram utilizadas para direcionar conteúdo positivo para Trump nos perfis da rede social. 

Ao menos 87 milhões de pessoas foram afetadas pelo vazamento de dados em todo o mundo. No Brasil, 443 mil usuários tiveram suas informações vazadas. 

A Meta ainda não comentou o caso.