Falta de itens básicos nos postos de saúde preocupa população de Porto Alegre

Porto-alegrenses voltaram a fazer reclamações sobre a falta de fraldas geriátricas para distribuição nos postos de saúde da Prefeitura de Porto Alegre. 

Moradores da Capital que cuidam de seus familiares idosos que precisam utilizar o item sofrem com a escassez do material. Algumas pessoas têm relatado que fazem visitas frequentes a locais como o Postão do IAPI no bairro Passo D’Areia e não encontram disponibilidade de fraldas geriátricas. 

Segundo a unidade de saúde, no momento há falta de fraldas no tamanho G e GG. Eles também afirmam que a atualização da disponibilidade está sendo feita diariamente através do WhatsApp.

Uma moradora de Porto Alegre que busca fraldas de tamanho GG para sua mãe conta que necessita de cerca de 150 fraldas por mês. Ela também relata que cada pacote custa cerca de R$ 63 e que possui apenas seis pacotes, que não duram nem 15 dias. 

Segundo quem precisa do produto, são utilizadas em média quatro fraldas diariamente. 

Prefeitura de Porto Alegre fala sobre falta de fraldas geriátricas nos postos de saúde 

Segundo uma nota da Prefeitura de Porto Alegre, emitida através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a falta dos itens foi ocasionada pelo aumento na procura. 

“A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre informa que houve um aumento de consumo de fraldas do tamanho G, o que ocasionou a falta de estoque (por esgotamento do quantitativo de itens previstos no registro de preços). Tão logo o aumento de consumo foi detectado, o processo de novo registro foi disparado, ainda no mês de agosto. Neste momento o processo encontra-se em análise na área de licitações da Prefeitura para finalização do processo licitatório, que deve ocorrer na próxima semana.”, diz a nota.