Falta de professores: Porto Alegre promete zerar déficit com 500 novas contratações

O ano letivo na Educação Infantil começa no dia 8 de fevereiro. Até lá, a promessa é de que as escolas municipais de Porto Alegre não sofram mais com o problema da falta de professores.

Essa é a promessa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), após anunciar a nomeação de 535 docentes que irão atuar na Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Os profissionais foram contratados em caráter emergencial e irão trabalhar em diversas áreas do conhecimento, conforme a Smed.

Ainda neste mês de janeiro os professores estarão em processo de contratação e assumem suas funções escolares a partir de fevereiro. Além disso, a prefeitura planeja um concurso público para nomeação de docentes no primeiro semestre. Até o momento, o número de vagas não foi definido.

Porém, se a falta de professores for resolvida pela secretaria, o déficit de monitores ainda é presente nas escolas municipais. Conforme a Smed, faltam cerca de 270 profissionais para atender toda a demanda.

De acordo com a secretaria, nos últimos anos, houve uma crescente judicialização em relação ao tema de pais exigindo um acompanhamento mais específico, o que ocasionou um aumento da demanda.