Família Sarney perde prestígio com situação de Roseana Sarney

A família Sarney perde cada vez mais prestígio com a situação da governadora do Maranhão Roseana Sarney, filha do ex-presidente José Sarney. Roseana tem um histórico político muito conturbado, com diversas acusações polêmicas e algumas eleições duvidosas, agora, enfrenta críticas nacionais e internacionais pela situação precária do sistema carcerário maranhense e pela falta de segurança no estado que comanda após ser re-eleita.

Roseana Sarney: população revoltada

Roseana já foi governadora do Maranhão por diversas vezes, na década de 90, mais especificamente em 1995, foi eleita para um longo mandato, que só veio a terminar em 2002, onde ela renunciou o cargo após acusações de sonegação de impostos em uma empresa comandada pelo seu marido, na qual era sócia.

A intenção de Roseana Sarney na época, era se candidatar a Presidente da República, seguindo os passos de seu pai e ganhando apoio de seu partido, o PFL, porém após esse grande escândalo, isso não aconteceu e em meio a conturbada situação, Roseana concorreu a senadora e conseguiu a eleição.

roseana sarney

Roseana Sarney sempre foi grande aliada do PT, mais especificamente de Lula e foi por esse apoio que foi expulsa de seu partido, que sempre se caracterizou como oposição e não se agradou com o apoio de Roseana ao então candidato Lula. Após a expulsão, Roseana se filiou ao partido do pai, o PMDB.

Hoje governadora do Maranhão novamente, após a cassação de Jackson Lago e uma eleição, Roseana Sarney vive uma situação muito complicada, o Maranhão tem uma das piores situações carcerárias do Brasil, com o presídio de Pedrinhas virando notícia internacional, pelas diversas mortes, incluindo decapitações e esquartejamentos e ainda os casos de estupros de mulheres e irmãs do presos de menor influência, que oferecem familiares em troca de segurança.

José Sarney (direita) defende a filha (esquerda)
José Sarney (direita) defende a filha (esquerda)

José Sarney tenta a todo custo defender sua filha, afirmando que essa situação está sendo criada pela oposição e que esse problema de segurança é nacional e não apenas exclusividade do Maranhão.

Impeachment de Roseana Sarney

Um grupo de advogados (nove de São Paulo e três do Maranhão) está protocolando um pedido de impeachment de Roseana Sarney, alegando que a governadora se omitiu no momento que o estado mais precisou, não dando o suporte necessário para a resolução desse grave caso.

“Nosso objetivo é que a governadora seja responsabilizada politicamente pelas violações de direitos humanos que ocorreram em Pedrinhas, a base do pedido é o crime de responsabilidade” Disse a advogada Eloísa Machado