Famosa empresa de SC anuncia demissão em massa de funcionários

Nesta segunda-feira (3) diversos funcionários de uma das empresas têxteis mais famosas de SC e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite), se reuniram para protestar contra a demissão em massa de trabalhadores da unidade de Blumenau.

De acordo com a direção da Sintrafite, a Coteminas pretende demitir mais da metade dos funcionários da fábrica localizada na cidade catarinense. Em documento, a Coteminas cita que tem “a necessidade de realizar desligamentos de funcionários no mês de julho, para podermos manter a continuidade da operação”. Ao todo, a fábrica que conta com 1.200 funcionários, pretende demitir 841 pessoas.

Segundo apurações do portal Nsctotal, a companhia fez uma proposta para parcelar as rescisões em até 15 vezes. No total, as indenizações devem somar R$ 35 milhões.

“Desta forma, a empresa conseguirá honrar os compromissos e efetuará a quitação total de todas as verbas rescisórias para todos os trabalhadores, sem prejuízo dos valores a receber. Esta é a única forma de conseguir efetuar todas as indenizações sem causar nenhum dano aos trabalhadores”, cita o ofício acessado pelo portal.

Trabalhadores da empresa se reúnem em SC para evitar demissão em massa

Para evitar as demissões em massa e os prejuízos à diversos colaborados, os funcionários da empresa se reuniram nesta segunda-feira em frente à portaria da fábrica, juntamente aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial (Sintrafite).

A manifestação foi conduzida por Carlos Maske, o presidente do sindicato. “Vamos ter que enfrentar a administração para garantir o emprego daqueles que querem ficar e respeitar todos os direitos dos trabalhadores que aceitam sair. A rescisão terá que ser em uma vez, sem parcelas. A empresa vai chamá-los e fazer a proposta, pedimos para não aceitar esta proposta”.

A manifestação segue ao longo do dia, formada por diversos funcionários que exigem seus direitos.

Imagem: Pedro Machado, Exclusivo NSC Total