Famosa empresa de SC vai fechar quase 30 lojas

Até o final de junho deste ano, o Grupo Santa Catarina, que comprou uma das lojas de instrumentos musicais, celulares e Smart TVs mais populares do Sul, a Multisom, fechará 29 lojas. Ainda nesta segunda-feira (12), será enviado um comunicado assinado pelo presidente André Schumann, ao mercado. No aviso, o executivo fala sobre a perda do poder aquisitivo dos consumidores e o crédito caro, que têm prejudicado a venda de bens duráveis, que são os vendidos pela empresa.

De acordo com o GZH, a empresa informou que lojas da Multisom estão inclusas na decisão, mas não respondeu se a marca gaúcha continuará existindo. Após fechar diversas portas, ainda restam duas unidades no Rio Grande do Sul. O grupo também informa que está buscando realocar os profissionais das operações que terão atividades encerradas.

As 20 lojas em Porto Alegre da Multisom foram relembradas pelo presidente da Associação Gaúcha do Varejo (AGV), Sérgio Galbinski. “Os eletrônicos e CDs tiveram um grande problema setorial. A aposta em instrumentos musicais é interessante, mas é um mercado bem menor”, disse ao portal.

Ex-dono da empresa Multisom aposta em novos comércios

Recentemente, também foram fechadas lojas da Multisom em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Camaquã, Canoas e em Porto Alegre. A empresa foi comprada em 2019 pelo Grupo Schumann.

O presidente da AGV também acredita que a compra feita por Schumann foi afetada pela pandemia. “Além disso, o centro da Capital está muito esvaziado no pós-pandemia por causa do home office e todos os escritórios e consultórios médicos que migraram para os bairros.”, disse.

Já o ex-dono da Multisom, Francisco Novelletto Neto, atualmente investe na franquia Letto, rede especializada em pratos congelados à base de frutos do mar. Além disso, o empresário também investe em sorvetes servidos na própria casca da fruta, o Tropicatto. Os produtos da Letto Seafood estão disponível em lojas próprias, franquias e estabelecimentos de alimentação e supermercados no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e São Paulo.

Imagem: SABELLE RIEGER/JC