Famosa empresa pode vender lojas no RS

Com diversas filiais espalhadas pelo Rio Grande do Sul, as lojas da Paquetá e da Gaston em Canoas podem ser vendidas para a Oscar Calçados. A empresa interessada possui sede no interior de São Paulo e aproveita do momento de recuperação judicial do grupo gaúcho para oferecer seus lances.

Com as dificuldades financeiras pioradas nas últimas semanas, o grupo precisou realizar demissões em suas fábricas no RS, na Bahia e no Ceará. Apenas metade dos salários de cerca de 7 mil funcionários foram depositados no último mês. O grupo culpabiliza a retração no consumo familiar como agravante da sua já deteriorada situação financeira.

A Paquetá possui mais de 150 lojas de marcas como Paquetá Calçados, Gaston, Paquetá Esportes, Dumond e Capodarte. Fundada em 1945, o grupo ainda acumula portfólio com mais de 80 franquias nacionais e oito lojas em operação no exterior.

Há duas propostas em disputa, segundo apurou o portal GZH. Ainda assim, a proposta do grupo paulista está em fase mais avançada.

A venda da Paquetá precisa ser aprovada por credores e ter autorização judicial. O objetivo é vender a operação varejista e reestruturar a área industrial do grupo. A marca Esposende, outra varejista do grupo, já foi vendida neste ano ao grupo Dok.

O Grupo Oscar possui mais de 100 lojas físicas e operação online de calçados, roupas e acessórios. Suas unidades são dispersas por São Paulo, Vale do Paraíba, Triângulo Mineiro e Joinville (SC) e pelos estados de Alagoas e Paraíba.

História

O pedido de recuperação judicial por parte da Paquetá foi protocolado pela empresa ainda em 2019, quando acumulou dívidas de mais de R$ 638 milhões.

O escritório do especialista em recuperação judicial João Pedro Scalzilli e a consultoria Galeazzi estão atuando no caso. A Galeazzi é fortemente reconhecida pelo seu histórico de rigorosos cortes de despesas.

Na época do pedido, as fábricas em operação na República Dominicana e na Argentina foram encerradas.