Famosa empresa que faliu em São Paulo enfrenta crise no RS
Uma famosa empresa que faliu no estado de São Paulo está tendo problemas também no Rio Grande do Sul. A Livraria Cultura, que conta com uma unidade em Porto Alegre, voltou a ter a sua falência decretada pela Justiça de São Paulo — o decreto estava suspenso por uma liminar emitida em 16 de fevereiro.
A inviabilidade econômica da Cultura foi decretada em maio. Nesta segunda-feira (26), foi fechada uma das duas últimas lojas do grupo: a unidade de São Paulo, localizada na Avenida Paulista, encerrou suas operações de forma definitiva. Agora, resta apenas a loja física de Porto Alegre. Confira abaixo mais informações sobre a falência da Livraria Cultura.
Empresa tem falência decretada e última loja fica no Rio Grande do Sul
A Livraria Cultura entrou em recuperação judicial em 2015, tendo declarado uma dívida total de R$ 285,4 milhões, associada a dificuldades no mercado editorial. Em 2020, tentou realizar uma mudança em seu plano de recuperação, sem sucesso.
A loja de Porto Alegre, localizada no shopping Bourbon Country, tem passado por dificuldades, com diversos produtos tendo sido retirados das prateleiras desde fevereiro.
De acordo com o desembargador J.B. Franco de Godoi, a Livraria Cultura não realizou pagamentos aos credores durante o prazo estabelecido. “É evidente o não pagamento de parcela dos credores trabalhistas no prazo legal, do credor financeiro principal, o Banco do Brasil, das Microempresas e Empresas de pequeno porte e, sobretudo, do locador do principal estabelecimento do agravante”, afirma o texto do desembargador.
O magistrado mencionou que a empresa não realizou a quitação das dívidas trabalhistas, que deveriam ser pagas até o prazo limite de junho de 2021. O débito da empresa esteve na faixa de R$ 1,6 milhão e não possui “qualquer perspectiva quanto à possibilidade de adimplemento”, afirmou o juiz.
A Livraria Cultura já teve 13 unidades em todo o país. A empresa ainda mantém as suas atividades de venda digital.
Imagem: Reprodução / Twitter / @totavas