Famosa praia de SC vai ficar maior

A prefeitura de Navegantes protocolou no Instituto do Meio Ambiente (IMA) um pedido de licença para aumentar a faixa de areia de uma das praias mais populares de Santa Catarina, a Praia do Gravatá. Segundo o NSC Total, as obras devem ter início ainda em 2023, podendo ser finalizada antes da temporada de verão.

Com a iniciativa, devem ser adicionados 420 mil metros cúbicos de areia na Praia do Gravatá, que tem 2,3 quilômetros. Sua faixa de areia diminuiu nos últimos anos devido ao processo de erosão.

Ao todo, serão investidos R$ 23 milhões, vindos de um financiamento público aprovado pela Câmara de Vereadores e pela Secretaria do Tesouro Nacional. O projeto foi elaborado pela empresa Prosul, contratada por meio de licitação feita pela Prefeitura de Navegantes.

Alargamento da Praia do Gravatá deve amenizar impactos e prejuízos causados pelas ressacas

O projeto de engordamento da faixa de areia da Praia do Gravatá foi apresentado no dia 18 de julho, durante uma reunião na Associação Empresarial de Navegantes (ACIN) para membros da sociedade civil e do governo municipal, incluindo representantes do Executivo e do Legislativo. 

Na data, o superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski de Matos, destacou que “a execução do alargamento é uma obra aguardada por muitos anos pela população de Navegantes, seja para amenizar os impactos e prejuízos causados pelas ressacas, garantir a recuperação desse ambiente degradado, bem como para possibilitar o reaparecimento da faixa praial comprometida nesse trecho da orla”.

O projeto teve início em março, após a Prefeitura de Navegantes assinar um contrato com a empresa Prosul, vencedora da licitação, responsável pelos estudos para o engordamento da faixa de areia na Praia do Gravatá.

A necessidade de fazer o alargamento cresceu ao longo dos anos, após o avanço do mar. O projeto tem sido discutido há anos.

Imagem: Prefeitura Municipal de Florianópolis / Divulgação