Famoso aplicativo de namoro vai demitir 30% de seus funcionários
O aplicativo de relacionamentos Bumble anunciou nesta quarta-feira (25) que demitirá cerca de 30% de sua força de trabalho global, o que representa aproximadamente 240 funcionários. A medida faz parte de um esforço para reestruturar a empresa e otimizar a execução de suas prioridades estratégicas, com foco em acelerar o desenvolvimento de produtos, inteligência artificial e segurança. Segundo a companhia, os cortes ajudarão a centralizar as equipes de engenharia e produto em menos locais, tornando a tomada de decisões mais ágil.
A expectativa é que a redução de pessoal gere uma economia anual de cerca de US$ 40 milhões, parte dos quais será reinvestida em áreas essenciais para impulsionar o crescimento futuro do negócio. A empresa estima que os custos relacionados às demissões, incluindo indenizações, ficarão entre US$ 13 milhões e US$ 18 milhões, principalmente nos próximos trimestres fiscais.
Desde seu IPO em 2021 na Nasdaq, o valor de mercado do Bumble sofreu uma queda superior a 90%, refletindo a dificuldade do setor de aplicativos de namoro em manter receitas sustentáveis e ampliar sua base de usuários pagantes, que atualmente gira em torno de 4 milhões. No primeiro trimestre de 2025, a receita da empresa caiu 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, e o valor médio gasto por usuário também apresentou leve retração.
Empresa já havia demitido funcionários anteriormente
Essa não é a primeira vez que o Bumble realiza cortes significativos: em fevereiro de 2024, a empresa já havia demitido cerca de 30% do quadro, com aproximadamente 350 funcionários desligados. A nova CEO, Lidiane Jones, que assumiu o comando recentemente, tem liderado essa reorganização para posicionar a empresa para um crescimento mais sustentável, especialmente focando em atrair um público mais jovem e fortalecer a segurança da plataforma.
Após o anúncio das demissões, as ações do Bumble tiveram valorização superior a 20% na bolsa, refletindo a expectativa do mercado em relação à reestruturação e à estratégia de foco em áreas prioritárias para o futuro da companhia.