Famoso local do RS irá receber novo trajeto
Para os pedestres que sempre atravessam o Parque Marinha do Brasil, uma novidade aconchegante e acessível estará disponível logo mais. Cruzar as avenidas Borges de Medeiros e Edvaldo Pereira Paiva por dentro da área verde será possível no espaço revitalizado que se construirá.
Continuamente à rua Cecília Meireles, o novo caminho com 216 metros, que atualmente já está apto para tráfego receberá pavimentação com oito metros de largura divididos igualmente para pedestres e ciclistas.
As ciclovias existentes da Borges de Medeiros e Edvaldo Pereira Paiva serão interligados às novas do caminho que também será conectado ao Trecho 3 da Orla do Guaíba.
Um espaço com playground, um biclitério com ponto de apoio para amantes do ciclismo e cachorrodrómo adaptado para cães grandes e pequenos serão adicionados ao famoso parque.
“O trajeto já é usado pela população como um caminho natural para chegar à orla. Agora vamos humanizar o trecho com opções de lazer para vários públicos e assim garantir melhor uso do espaço público, com iluminação e, por consequência, mais segurança”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente Germano Bremm ao portal GZH.
A obra tem previsão de duração de seis meses e já estão prestes a iniciar. O shopping Praia de Belas sugeriu uma ampliação da estrutura, já que seria responsabilidade legal do empreendimento a construção da ciclovia.
Concessão
Em outubro de 2022, a prefeitura de Porto Alegre anunciou a concessão do Trecho 3 da Orla do Guaíba e do Parque da Marinha. A concessionário vencedora era obrigada pelo edital à requalificar os edifícios locais, construir novos atrativos, manter os espaços públicos e patrulhamento efetivo.
História do parque
O desejo popular de integração do local ao Lago Guaíba foi o estopim para sua transformação em parque. Com quadras disponíveis para diversos esportes, o parque se tranformou numa área predominantemente esportiva.
Onze hectares de sua dimensão foram transformados em bosques e possuem árvores raras como Ingás, Canafistulas, Timbaúvas, Jambolão e Jerivás.
Detalhes da inauguração
Para conhecer os detalhes cronológicos do parque, da concepção de sua ideia até sua inauguração definitiva, basta acessar esse link.