Famoso meio de transporte deve ficar mais caro no RS

Foi aprovado nesta quarta-feira (19), um projeto de lei que viabiliza o reajuste tarifário de um dos principais meios de transporte do Rio Grande do Sul. A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou uma alteração na lei nº 11.582, prevendo a possibilidade de aumento da tarifa anualmente para os táxis.

Com a medida, o reajuste poderá ser aplicado uma vez por ano conforme solicitação do sindicato dos taxistas, também com base no aumento do preço dos combustíveis. O ajuste será realizado com aplicação máxima do Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M). Confira abaixo mais informações sobre o aumento do preço dos táxis em Porto Alegre.

Transporte individual fica mais caro em Porto Alegre

De acordo com o autor da proposta, o vereador José Freitas (Republicanos), o projeto foi criado com base nos pedidos recentes dos taxistas. Ele afirma que os trabalhadores teriam direito a um reajuste de 82%, mas como este aumento não seria viável, restará ao sindicato definir o reajuste e encaminhar para aprovação da EPTC.

“Saliento que faz sete anos que não tem reposição a tarifa do táxi em Porto Alegre. É pela sobrevivência da categoria que eles precisam dessa lei aprovada”, afirma o vereador.

O pedido de ajuste deve ser encaminhado à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Será preciso que o sindicato especifique qual o percentual que deve ser aplicado. Após aprovação da EPTC, a medida deve passar ao Conselho Municipal dos Transportes Urbanos e então ao prefeito.

O projeto de lei também prevê que o reajuste tarifário seja realizado periodicamente, com intervalo de 12 a 36 meses. Caso haja aumento no preço dos combustíveis em índice igual ou superior a 8%, a tarifa dos táxis também deve ser ajustada de forma proporcional ao período, contando a partir da última alteração.

Imagem: Cristina Beck / Câmara Municipal de Porto Alegre