Fenômeno avança sobre Santa Catarina e gera alerta para moradores

O avanço de um fenômeno perigoso no estado de Santa Catarina traz grande preocupação aos moradores. De acordo com um novo alerta da Defesa Civil de SC, até às 18h desta sexta-feira (28), grande parte da região sofre risco de ser atingida por temporais isolados com chuvas intensas.

Segundo a Defesa Civil, as instabilidades são o resultado do avanço de uma frente fria, junto a um fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica. O fenômeno deve avançar pelo estado até o começo da noite dessa sexta-feira. Confira abaixo mais informações sobre a frente fria que atinge o estado de Santa Catarina.

Fenômeno em Santa Catarina provoca temporais na sexta-feira (28)

De acordo com o alerta emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, moradores de quase todas as regiões do estado podem sofrer com ocorrências meteorológicas.

O órgão define como os riscos como moderados para o Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, parte da Grande Florianópolis, Litoral Norte, Planalto Sul e Alto, Baixo e Médio Vale do Itajaí. As únicas áreas onde o risco é definido como baixo são: o Litoral Sul e a metade sudoeste da Grande Florianópolis.

As áreas consideradas zonas de risco para o fenômeno podem sofrer com alagamentos, destelhamentos, quedas de galhos e árvores, além de granizo. Raios e rajadas de vento intensas também são uma possibilidade.

No final de semana, o tempo deve abrir e ficar mais estável. No sábado (29), o dia será marcado pela presença do sol, com poucas nuvens, em grande parte do estado. As temperaturas devem se manter baixas, com mínimas perto de 0 °C na Serra.

Já no domingo (30) até segunda-feira (31), em decorrência da atuação de uma área de alta pressão, o sol deve continuar predominante e o tempo estável, com baixas temperaturas e sem grandes riscos de ocorrências meteorológicas.

Imagem: Reprodução / Markus Spiske / Pixabay