Fenômeno climático em Santa Catarina assusta! Imagens são impressionantes

Foi registrado o fenômeno climático chamado microexplosão na cidade de Orleans, no Litoral Sul de Santa Catarina, causando queda de árvores, granizo e falta de energia. A cidade foi atingida por fortes rajadas de vento, com velocidade entre 80km/h a 100km/h. O meteorologista Piter Scheuer, do Climaterra, divulgou imagens dos impactos em suas redes sociais. Confira abaixo.

Vídeo mostra fenômeno climático atingindo cidade de Orleans

Segundo com a Defesa Civil de Santa Catarina, uma microexplosão é um fenômeno climático que ocorre quando uma nuvem de tempestade libera uma forte corrente de vento e água após não suportar o próprio volume interno. De acordo com Piter Scheuer, a situação foi favorecida por um “forte abafamento e um sistema de baixa pressão nos níveis médios e altos da atmosfera”. As imagens divulgadas pelo especialista mostram construções destelhadas, queda de árvores e carros atingidos por placas. Veja as imagens:

O fenômeno também foi registrado em outros municípios de Santa Catarina. Em Novo Horizontino, no Oeste de Santa Catarina, foram registrados ventos de até 60km/h. Já em Abelardo Luz. Na cidade, 30 casas foram atingidas pelos impactos, além de quedas de árvores e interrupção do fornecimento de energia elétrica. Não houveram vítimas. Em nota, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que uma microexplosão foi a causa dos estragos em Aberlado Luz.