Fenômeno devastador atinge cidade de SC e deixa paisagem irreconhecível; veja imagens
Um fenômeno devastador deixou a paisagem irreconhecível em um município de Santa Catarina. Nesta terça-feira, 22 de agosto, a cidade de Lages, na serra catarinense, registrou queda de granizo — o evento mudou completamente o ambiente.
Nas imagens a seguir, é possível ver toda a paisagem da região tomada pelas pedras brancas em todo lugar. As fotos são de divulgação da concessionária Arteris Planalto Sul, responsável por rodovias no estado. Confira abaixo também mais informações sobre o fenômeno.
Fenômeno muda paisagem de cidade em Santa Catarina




A ocorrência já era aguardada no município e em outras regiões do estado — segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a previsão do tempo apontava para possibilidade de temporal e queda de granizo. Em Lages, o evento durou 20 minutos. De acordo com o órgão, cerca de 26 residências foram danificadas e receberam atendimento com entrega de lona pela Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).
Além de Lages, mais outras três cidades foram atingidas pelo fenômeno. Em São Joaquim, foram registrados danos em pomares de maçã e galpões agrícolas. Em Palmeira, três residências receberam lona pela COMPDEC. Em Otacílio Costa, ocorreram “danos significativos”, segundo a Defesa Civil. O órgão afirma que as informações ainda estão em levantamento.
De acordo com previsão do tempo da MetSul Meteorologia, o estado ainda está sob risco de granizo nesta quarta-feira (23). Avisos a respeito do fenômeno podem ser acessados na página oficial da Defesa Civil, acessada neste link.
“É importante salientar que a Defesa Civil de Santa Catarina juntamente com a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil têm monitorado de perto a situação, especialmente em áreas propensas a eventos de granizo, a fim de garantir a segurança da população.”, afirma comunicado da Defesa Civil.
Imagem: Reprodução / Secom / Governo de Santa Catarina