Fenômeno pode trazer chuvas de até 160mm para SC nesta semana; confira previsão

Nesta semana, o tempo em Santa Catarina estará instável. Até quinta-feira (26), pancadas de chuva e temporais, decorrentes de uma área de baixa pressão atmosférica, aliada ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do país, devem atingir algumas regiões do Estado.

Já nesta terça-feira (24), chuva pontualmente intensa, acompanhada por raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo deve ser registrada em SC.

No Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul e parte da Grande Florianópolis há risco moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. Para a outra parte da Grande Florianópolis e Litoral Sul, as chances são baixas. Estas condições climáticas podem se estender até quarta-feira (25).

Confira a previsão para os outros dias.

Nova frente fria decorrente de ciclone extratropical deve trazer chuvas intensas para SC

Entre a sexta-feira (27) e sábado (28), chuvas intensas e volumosas com acumulados que variam entre 120 mm e 160 mm, devem ser registradas em áreas do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, próximos à divisa com o Paraná, por conta de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano. Em outras regiões os acumulados variam entre 80 mm e 120 mm.

O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.

Recomendações do Inmet

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) recomenda que, em casos de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. O instituto também orienta que os motoristas não estacionem veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Também é importante evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Imagem: Tiago Ghizoni / NSC