Fenômeno pode voltar a SC na quarta-feira (26) e gera apreensão em moradores
De acordo com a Epagri/Ciram, o Estado de Santa Catarina será afetado por um temido e belo fenômeno no dia 26 de julho (quarta-feira). Mesmo após a elevação das temperaturas prevista para os próximos dias, deve nevar em SC.
Os termômetros começam a registrar temperaturas mais altas a partir de quinta-feira (20), quando o sistema de pressão que atua sobre Santa Catarina perde força. O vento nordeste também trará o ar mais quente do norte do Brasil, de acordo com o nd+.
No domingo (23), os termômetros de diferentes regiões do Estado devem chegar a marcar 25ºC. Entretanto, a partir de terça-feira (25), o tempo sofre uma reviravolta e as temperaturas caem, devido a chegada de uma forte frente fria, vinda do Sul. Junto com a nebulosidade do oceano, o frio pode aumentar as chances de neve no Estado.
Primeira neve no inverno foi registrada em SC recentemente
Na última sexta-feira (14), os moradores de Santa Catarina foram surpreendidos pela primeira neve durante o inverno de 2023 no Estado. O fenômeno chegou durante a madrugada em Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici.
Imagens do evento foram analisadas pela Defesa Civil e a Epagri/Ciram, órgãos que monitoram o tempo no Estado.
No sábado (15), um dia após a passagem da neve, o dia amanheceu branco na Serra de Santa Catarina.
O Vale Caminhos da Neve em São Joaquim, na Serra, teve seus pastos cobertos pela geada.
A temperatura mínima registrada no estado foi em Bom Jardim da Serra, na Serra. Às 8h, os termômetros marcavam -2,43°C, de acordo com a Epagri/Ciram.
Em 2023, a neve foi registrada em Santa Catarina pela primeira vez em abril, na cidade de Bom Jardim da Serra.
De acordo com a Epagri/Ciram, a temperatura mínima foi registrada em Urupema, às 6h. Na cidade, os termômetros chegaram a marcar -0,62ºC.
Imagem: Reprodução/iStock