Fenômeno que deve trazer chuva intensa ao RS deve formar novo ciclone
De acordo com a MetSul Meteorologia, uma área de baixa pressão vai se formar e dar origem a um ciclone extratropical em território gaúcho, reforçando mais ainda a instabilidade no estado, com chuvas intensas e potencial tempestade localizada.
O alerta vermelho destaca a importância de ficar atento às condições climáticas do Rio Grande do Sul, tanto para as autoridades quanto para os moradores. Por isso, é essencial evitar atividades de risco em tempestades e enchentes.
O dia poderá ser de transtornos à população do Rio Grande do Sul, em consequência da precipitação intensa e temporais localizados. Veja mais.
Instabilidade pode ser prejudicial ao RS
Os acumulados de precipitação podem ser excessivos em curto período, atingindo volumes de até 50 mm em apenas três horas, o que agrava o risco de alagamentos e enchentes.
Segundo o mapa com a projeção da chuva e pressão atmosférica para a madrugada, manhã, tarde e noite desta quarta-feira (13), no Sul do Brasil, é possível observar o deslocamento do centro de baixa pressão e como o sistema reforça a instabilidade já vista em alguns pontos do Rio Grande do Sul nos últimos dias.
Além disso, a chuva poderá vir acompanhada de raios na maioria dos municípios e haverá fortes trovoadas em algumas localidades.
Ciclone extratropical no RS
Já no começo desta quinta-feira (14), o ciclone estará maduro junto à costa gaúcha. Como consequência, de acordo com a MetSul, o vento poderá vir com alta intensidade, chegando a atingir rajadas de 60 km/h a 80 km/h.
Também adverte-se que, com o solo saturado de umidade, o vento moderado poderá causar quedas de árvores em Porto Alegre e outras cidades do território gaúcho. Por isso, é necessário prestar atenção a esses pontos e evitar proximidade.
Foto: Freepik