Fenômeno raro assusta moradores de SP, SC e PR; especialistas explicam

Um fenômeno raro assustou moradores dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Na noite do último domingo, às 21h do dia 6 de agosto, um meteoro foi visto no céu dessas três regiões — de acordo com testemunhas, o clarão provocou tremores e um estrondo.

Há relatos de avistamentos em diversas cidades, como Ponta Grossa, Jaboti e Maringá, no Paraná, e Sorocaba e Presidente Prudente, em São Paulo.

O fenômeno chamou a atenção dos moradores. “Chegou a tremer até o chão”, afirma um dos relatos enviados ao projeto de monitoramento de meteoros Exoss e à Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), conforme divulgado pelo Tilt, da Uol. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Fenômeno provoca estrondo e clarão em três estados brasileiros

Em entrevista para o portal do G1, Eduardo Santiago, co-fundador do Exoss, afirmou que o fenômeno se trata de um grande meteoro.

“O que temos aí é o típico evento de um grande meteoro, um bólido. Ele gera brilho intenso e por vezes é acompanhado de estrondos, ocasionados pelo aumento de pressão e temperatura durante o processo de entrada na nossa atmosfera – que ocorre geralmente de 200 mil a 250 mil km/h”, afirma o especialista.

Segundo o especialista, o objeto pode ter mais de 1 kg de peso e o tamanho próximo ao de uma melancia. Ele afirma que ainda que a entrada de itens espaciais seja comum, o evento ocorrido neste domingo é um pouco mais raro.

Apesar do susto, o meteoro não chegou a tocar no solo. Enquanto entrava na atmosfera, o objeto se desintegrou devido ao aumento da pressão e temperatura. O deslocamento de ar causado por esse processo gera o chamado estampido sônico, responsável pelos tremores e sons ouvidos durante o fenômeno. Não há relatos de fragmentos encontrados no solo.

Imagem: Reprodução / G1