Fenômenos estranhos no céu ASSUSTAM moradores de SC; entenda o que aconteceu

A ocorrência de estranhos fenômenos no céu de Santa Catarina assustou moradores da região. Na noite de sábado (10) até a madrugada de domingo (11), cinco câmeras registraram uma série de eventos luminosos no município de Monte Castelo, localizado no norte do estado.

No entanto, mesmo que os eventos possam ter gerado um susto inicial, não há nada com o que se preocupar, pois não representam qualquer risco. Na verdade, o que as câmeras registraram foi uma chuva de meteoros. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Fenômeno luminoso no céu de Santa Catarina foi uma chuva de meteoros; entenda

A chuva de meteoros em Santa Catarina foi registrada a partir das 18h30 do sábado (10) até às 6h30 de domingo (11). Durante esse período, foram registradas mais de 200 ocorrências do fenômeno. As câmeras que captaram o evento pertencem a uma estação de monitoramento da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) da cidade de Monte Castelo.

Jocimar Justino, astrônomo amador responsável pela administração da estação da Bramon em Monte Castelo, afirmou que os meteoros registrados no fim de semana são do tipo mais comum. “Não foram classificados como bólidos ou fireballs (as famosas bolas de fogo) que são tipos de meteoros com brilho mais intenso que acabam causando um grande clarão no céu”, disse Justino.

O astrônomo afirmou que o evento foi composto por meteoros esporádicos, alguns pertencentes a chuvas de meteoros menos conhecidas enquanto outros não estão associados a nenhum fenômeno catalogado até o momento.

Justino afirmou que esse tipo de ocorrência não é anormal – em noites favoráveis, é comum haver grandes quantidades de registros de meteoros de menor magnitude. Ele associa à capacidade de visualizar os eventos à evolução da tecnologia e das câmeras mais sensíveis.

No fim de julho, haverá outro fenômeno similar em Santa Catarina, chamada Delta Aquárias do Sul. Até agosto, será possível vislumbrar no céu do estado até 700 meteoros durante a noite.

Imagem: Divulgação / Jocimar Justino