Feriado de Páscoa: veja o que funciona e não funciona no RS

O Feriado de Páscoa acontece nesta sexta-feira (7), conforme decretado pelo governo federal. Por conta da comemoração da Paixão de Cristo, diversos serviços terão alterações em seus horários de funcionamento.

Alguns serão fechados durante os três dias, enquanto outros devem se manter abertos 24 horas durante todo o feriadão. Confira abaixo o que vai e não vai funcionar durante o Feriado de Páscoa e dias subsequentes.

O que vai fechar no feriado de Páscoa?

A maioria dos serviços da área da Saúde continuarão abertos durante o feriado. As unidades de pronto atendimento e hospitais do município permanecem em funcionamento 24 horas, e o Samu ainda poderá ser acionado pelo telefone 192.

O plantão de notificação epidemiológica e a Equipe de Regulação Hospitalar continuam em funcionamento normal. No entanto, farmácias distritais e unidades de saúde não funcionam no feriado de Sexta-Feira Santa, e só retornam ao atendimento normal na segunda (10).

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), todas as agências bancárias do Rio Grande do Sul deixam de funcionar na sexta e retornam apenas na segunda-feira. As áreas de autoatendimento funcionam normalmente, assim como os canais de contato online.

Contas de consumo e carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos sem acréscimo na segunda-feira. As agências da CEEE Grupo Equatorial ficarão fechadas durante a data, mas serviços podem ser solicitados pelos canais de comunicação online.

Quanto ao comércio da iniciativa privada, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre definiu que os estabelecimentos que assinaram acordo coletivo poderão abrir normalmente durante o feriado. O funcionamento volta ao normal nos dias 8 e 9 de abril. A medida também é válida para mercados.

As agências do Correio não funcionarão na Sexta-Feira Santa. O atendimento ainda pode ser realizado online através dos canais de comunicação como site, telefone e chat.

A Defesa Civil de Porto Alegre atuará em plantão 24 horas durante o feriado, atendendo através do número 199 para situações de risco. O Conselho Tutelar também funcionará em regime de plantão, com atendimento de emergências pelos números (51) 3289-2020 e (51) 3289-8485.

Quanto ao transporte público, a EPTC ainda não divulgou como será o funcionamento dos ônibus durante a Sexta-Feira Santa e fim de semana. A Trensurb confirmou que os trens irão operar na sexta-feira com os horários de domingos e feriados.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) continuará realizando a coleta de lixo normalmente durante o feriado.