Festas típicas de Santa Catarina que você precisa conhecer

Santa Catarina possuí suas origens conectadas às culturas de diversos países diferentes — dos italianos, aos alemães e aos suíços, SC é uma região formada por uma grande mescla de povos. Por isso, conta também com várias expressões dessas variadas culturas, na forma de festas.

As celebrações são muitas, em pontos diferentes do estado e compreendem várias dessas origens. Tem a famosa Oktoberfest, a Marejada, entre outras. Por isso, separamos uma lista com cinco das festas típicas de Santa Catarina que você precisa conhecer: confira todas elas abaixo.

Cinco festas típicas imperdíveis de Santa Catarina

  • Marejada

A Marejada não é apenas uma das principais celebração de Santa Catarina — é, na verdade, o maior evento de pescado do Brasil. O evento ocorre anualmente na cidade de Itajaí, no mês de outubro. Lá, os visitantes podem aproveitar os mais diversos tipos de peixe e atrações como exposição de artesanato e parque de diversões.

  • Festa Pomerana

Este evento ocorre anualmente em Pomerode e está conectado diretamente às raízes alemãs de Santa Catarina. A cidade é conhecida como a mais alemã do Brasil, fator que reflete diretamente na celebração: há apresentações musicais, competições, desfiles, comidas típicas, e diversas outras manifestações culturais.

  • Festa das Flores

A mais antiga exposição de flores do país ocorre anualmente em Joinville — há cerca de 80 anos, em todo mês de novembro, a cidade se transforma em um grande jardim com milhares de plantas. Além das flores, há também outras atrações, como venda de produtos de artesanato e opções gastronômicas.

  • Festa do Divino Espírito Santo

Em São José, ocorre uma tradição secular: A Festa do Divino Espírito Santo é um grande festejo religioso que ocorre sempre 40 dias antes do domingo de Páscoa. O evento dura 3 dias, com cortejo, missas e comidas típicas.

  • Oktoberfest

A Oktoberfest de Blumenau tem reconhecimento internacional: é a segunda maior do mundo e a maior das Américas. No mês de outubro, a Vila Germânica e a Rua XV de Novembro se enchem de bandeirolas e uma imensa variedade de cervejas e pratos tradicionais.