FGTS: Atrasos no pagamento no valor R$ 1.000 são relatados em Porto Alegre

Os trabalhadores com direito ao saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço — FGTS no valor de R$ 1.000,00 estão relatando atrasos nos pagamentos. Alguns estão há dois meses aguardando o valor ficar disponível para saque. Em alguns casos, a Caixa Econômica Federal alterou a data do pagamento três vezes.

Esse foi o caso do arquiteto Wellington Costa, 44, que está aguardando o saque extraordinário que, segundo o calendário, era para estar disponível no mês de maio. Entretanto, a Caixa já alterou a data de pagamento três vezes. 

Em entrevista ao UOL, o arquiteto confirmou que deveria ter recebido a parcela no dia 14 de maio, o que não aconteceu. A partir disso, Costa relatou que a data passou para primeiro de junho, depois para 8 de junho e, na última atualização, foi para 15 de junho.

Segundo a Caixa, a conta do arquiteto não existe. “Meus dados são atuais, já que tenho um relacionamento constante com a Caixa. Sou cliente do banco e tenho financiamento imobiliário com eles. Mesmo assim, tento fazer o cadastro no Caixa Tem e não consigo a liberação”, afirma em entrevista ao UOL. 

Problemas cadastrais podem estar causando os atrasos

Em resposta ao UOL, a Caixa alegou que o atraso no crédito do saque extraordinário pode estar ocorrendo devido à necessidade do trabalhador em atualizar ou confirmar os dados cadastrais. Dependendo de quando o trabalhador efetuou a atualização ou confirmação dados, não dá tempo do banco efetuar o pagamento. 

O trabalhador que não recebeu o crédito do Saque Extraordinário, deverá acessar  o App FGTS, no menu ‘Saque Extraordinário’, confirmar/complementar os dados cadastrais e clicar em ‘Solicitar Saque” para liberação do valor.

Confira o passo a passo para consultar o saldo disponível para saque do FGTS

O trabalhador pode consultar a data e o valor do saque pelo site https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx , aplicativo Caixa Tem ou pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal

Para consultar o saldo disponível para saque via app, basta seguir o passo a passo:

  • Na tela inicial do aplicativo, clique no ícone “Meu FGTS”;
  • Na próxima tela todas as informações das contas ativas e inativas estarão disponíveis;
  • Clique em “Ver extrato” caso queira ver as informações detalhadas de cada conta.