FGTS: saque emergencial, você tem direito?
Foi liberada na última quinta (7) uma Medida Provisória do Governo Federal que permite um saque emergencial do FGTS para os próximos meses.
Os trabalhadores poderão sacar até R$1000 de contas ativas ou inativas do fundo de garantia. A medida beneficiará cerca de 40 milhões de brasileiros.
O crédito dos valores será realizado através da poupança social digital Caixa Tem. O calendário seguirá de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores, e os repasses iniciarão dia 20 de abril. Neste dia, recebem os trabalhadores nascidos em janeiro.
Quem tem direito ao saque emergencial do FGTS?
Terá direito ao saque extraordinário todos os cidadãos que possuírem conta vinculada ao FGTS, seja ela ativa ou inativa. O trabalhador que possuir mais de uma conta poderá sacar valores de todas elas, até o valor limite de R$1 mil. O único requisito para ter direito ao saque é ter saldo disponível.
Sou obrigado a sacar?
O saque é facultativo. Quem não tiver interesse, deverá informar através do Caixa Tem. Após o depósito do valor, é possível pedir o cancelamento até 10 de novembro através do aplicativo do FGTS.
Calendário saque emergencial FGTS 2022
Os depósitos dos valores na conta digital do Caixa Tem ocorrerão a partir do dia 20 de abril, e se sucederão de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores. Confira:
Nascidos em janeiro – recebem em 20/04
Nascidos em fevereiro – recebem em 30/04
Nascidos em março – recebem em 04/05
Nascidos em abril – recebem em 11/05
Nascidos em maio – recebem em 14/05
Nascidos em junho – recebem em 18/05
Nascidos em julho – recebem em 21/05
Nascidos em agosto – recebem em 25/05
Nascidos em setembro – recebem em 28/05
Nascidos em outubro – recebem em 01/06
Nascidos em novembro – recebem em 08/06
Nascidos em dezembro – recebem em 15/06