FGTS: Valor pode ser usado para quitação de parcelas atrasadas de financiamento.

A partir de maio, quem está inadimplente com o financiamento imobiliário poderá usar o saldo do Fundo De Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitar as parcelas em atraso. A medida foi divulgada ontem (20) no Diário Oficial da União.

Segundo a divulgação, a medida entra em vigor a partir de 02 de maio e será válida até 31 de dezembro de 2022. Porém, os bancos têm até 30 dias para se adequarem à nova regra.

Além disso, o Governo Federal também alterou a renda bruta mínima para quem pretende financiar um imóvel pelo programa Casa Verde e Amarela. Agora, a renda mínima do grupo 1, o mais básico, passou de R $2.000,00 para R $2.400,00. A mudança auxilia as famílias de baixa renda a conquistarem a casa própria. 

O valor do subsídio também foi alterado. Antes o programa previa a subvenção de R $110 mil em áreas urbanas e R $45 mil em áreas rurais. Com a mudança, a subvenção passa a ser de R $110 mil em áreas urbanas e R $45 mil em áreas rurais.

Como funciona o financiamento da Casa Verde Amarela

O programa separa a população em 3 grupos por faixa de renda com condições próprias e taxa de juros distintas, e apresentam taxas de juros diferentes para a região norte e nordeste do país.

Grupo 1 – faixa de renda bruta de até R $2.000,00 – taxa de juros nominal de até 4,75% a.a. e nesta condição os subsídios podem chegar até R $47.500,00. 

Grupo 2 – faixa de renda bruta de R $2.001,00 a R $4.000,00 -A taxa de juros nominal do seu financiamento pode chegar até 5,25% a.a. e os subsídios até R $29.000,00.

 Grupo 3 – faixa de renda de R $4.001,00 a R $7.000,00 – Para essas famílias, na aquisição da casa própria, é disponibilizada taxa de juros nominal de 7,66% a.a.

É importante ressaltar que o prazo para pagamento do financiamento é de até 30 anos e o valor máximo do imóvel para financiamento é de R $264.000,00.

Como Contratar o financiamento

Segundo site da Caixa Econômica Federal, as famílias que se enquadrem em um dos 3 grupos definidos pelo programa  podem contratar de forma individual ou por meio de construtora ou ainda por uma entidade organizadora sem unidade vinculada a um empreendimento financiado pela CAIXA. 

É  preciso  fazer a simulação para saber quanto você poderá investir e entregar a documentação em um Correspondente CAIXA Aqui ou na agência CAIXA mais próxima de você.

Por fim, a Caixa analisa a documentação e, caso seja aprovada, a família assina o contrato de financiamento.

Para mais informações acesse https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/casa-verde-e-amarela/urbana/Paginas/default.aspx