Filas para atualização do CadÚnico permanecem em Porto Alegre, veja como foi a madrugada
A intensa procura para atualizar cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) gerou filas durante a manhã da última segunda-feira (27). As fichas distribuídas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, na região central de Porto Alegre, ou no Centro Vida, na Zona Norte, foram insuficientes para atender todas as pessoas que estavam nos locais de atendimento.
O aumento da demanda deve-se a necessidade de atualização do cadastro das famílias no CadÚnico e do aumento da procura de famílias que querem se cadastrar para tentar receber algum auxílio do Governo Federal, principalmente o Auxílio Brasil.
Governo está convocando famílias para a atualização do cadastro
O Governo Federal está convocando as famílias que já estão cadastradas no CadÚnico para realizar a atualização do cadastro no sistema. A atualização é feita a cada dois anos, ou em caso de alguma mudança cadastral da família; entretanto, como a atualização foi suspensa durante a pandemia, o Ministério da Cidadania está convocando as famílias que atualizaram o cadastro pela última vez em 2016 ou 2017.
A atualização cadastral é importante para o governo identificar as famílias que ainda cumprem os requisitos necessários para continuar a receber os benefícios sociais. Conforme informações do ministério, as atualizações serão realizadas até o dia 14 de outubro. Já no caso da atualização para definir a faixa de renda familiar, o atendimento será efetuado até o dia 12 de agosto.
Em ambos os casos a atualização depende da convocação do Governo Federal. Por outro lado, no caso de quem quer cadastrar-se pela primeira vez não há prazo definido. Entretanto, as famílias querem receber o Auxílio Brasil quanto antes, por isso as filas têm se tornado frequentes na capital gaúcha.
É importante ressaltar que, antes de procurar um ponto de atendimento, é preciso verificar no aplicativo do CadÚnico se há a necessidade de realizar a atualização cadastral, pois é pelo app que, segundo o Ministério da Cidadania, “as famílias ficam sabendo se estão em averiguação ou revisão cadastral e o que devem fazer para regularizar seus registros”.