Filtro de barro da nossa infância é um dos melhores do mundo; como funciona?
O filtro de barro, item indispensável nas casas brasileiras, tornou-se um patrimônio cultural de várias famílias no Brasil. Apesar de ser uma tradicional forma de garantir a pureza da água, muitas pessoas questionam o seu funcionamento.
A simplicidade e eficiência do filtro de barro residem no seu funcionamento meticuloso. Se você ainda tem dúvidas quanto à sua capacidade de filtrar a água, confira por aqui como funciona o famoso filtro de barro!
Mas afinal, como funciona o filtro de barro?
Ao abrir a tampa do filtro, é possível visualizar o seu interior, onde tudo acontece. A água, muitas vezes, contêm impurezas e partículas que fazem mal ao corpo humano. Por isso, é necessário passar pela filtração.
O processo, no filtro de barro, acontece à medida que a água passa lentamente através da parede do filtro, que é feita de cerâmica porosa altamente refinada. Dessa forma, essa cerâmica possui minúsculos poros, que atuam como obstáculos para partículas maiores.
Sendo assim, a água é purificada e mais própria ao consumo. Contudo, a manutenção é essencial para preservar a eficácia do filtro de barro.
Como fazer a limpeza do filtro de barro?
A limpeza interna deve ser feita com uma série de cuidados, evitando produtos que possam danificar as paredes que filtram a água. O uso de flanelas ou a parte suave da esponja pode ser um bom aliado nesta hora.
Já para a limpeza externa, os produtos devem ser apropriados conforme as diretrizes do fabricante. Além disso, a vela do filtro também merece cuidados especiais, sendo suficiente limpá-la com água corrente periodicamente.
Ao aderir essas dicas, a eficácia do filtro de barro é garantida, proporcionando água fresca e filtrada para qualquer família que preserve seu funcionamento.
Foto: Freepik/freepik.com