Fim de semana deve ser quente no RS! Veja previsão

O final desta semana promete temperaturas elevadas em Porto Alegre e em diversas cidades do Rio Grande do Sul. A previsão é de máximas que ultrapassam os 30ºC, algo pouco comum para esta época do ano.

Na quinta-feira, os termômetros registraram temperaturas impressionantes em várias cidades da região. De acordo com a rede do Instituto Nacional de Meteorologia, São Borja registrou 31,1ºC, Alegrete 30,9ºC, Quaraí 30,6ºC e Uruguaiana 30,3ºC.

Previsão de Calor Intenso para Porto Alegre

Nesta sexta-feira, o Rio Grande do Sul vive mais um dia de tempo firme. O sol brilha intensamente, e o céu permanece quase completamente claro ao longo do dia. Algumas nuvens podem surgir em algumas regiões, mas o tempo se mantém predominantemente aberto.

A madrugada e a manhã começam com temperaturas amenas em grande parte do estado. No entanto, na Metade Oeste, as mínimas já são altas. O calor se torna prevalente à tarde, com temperaturas que ultrapassam os 30ºC em diversas localidades, incluindo Noroeste, Oeste, parte da Campanha, Centro, vales e Grande Porto Alegre.

O que esperar para o fim de semana?

De acordo com previsão da MetSul Meteorologia, amanhã, o calor pode aumentar ainda mais. Esse será o dia mais quente da semana em Porto Alegre, região metropolitana e nos vales. Esperam-se máximas entre 32ºC e 34ºC, ou até superiores em algumas áreas.

Um fenômeno chamado corrente de jato em baixos níveis, de intensidade incomum, está trazendo ar muito quente para o estado. A intensidade máxima dessa corrente deve ocorrer hoje, com ventos fortes a aproximadamente 1500 metros de altitude, abrangendo desde o Sul da Bolívia até o Rio da Prata.

Impacto dos Ventos Fortes no Rio Grande do Sul

As regiões Oeste, Centro e Sul do estado devem sentir os ventos de Norte com maior intensidade. Em Porto Alegre e na maior parte da região metropolitana, o vento não deverá ser tão forte, exceto em áreas próximas à Serra como o Vale do Sinos.

Em várias cidades, as rajadas de vento podem atingir entre 40 km/h e 60 km/h. Em algumas áreas específicas, como os vales, morros e encostas, essas rajadas podem alcançar até 80 km/h ou 100 km/h. Santa Maria, por exemplo, é uma área de alto risco nesse tipo de situação, alerta a MetSul Meteorologia.

O vento Norte quente e seco pode causar transtornos como falta de energia elétrica, queda de árvores e postes, além de danos a algumas estruturas, mesmo sendo diferente de vendavais associados a tempestades.