Fim de semana no Brasil será um dos mais quentes do mundo; confira previsão
Neste fim de semana, os termômetros do Brasil registrarão temperaturas jamais vistas na história. O país será um dos mais quentes do planeta, inclusive no domingo (24).
Na quinta-feira (21), o dia já foi mais quente que usual em diversos estados. De acordo com a rede do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura atingiu 40,9ºC no Maranhão (Balsas), 40,7ºC no Mato Grosso do Sul (Água Clara), 40,5ºC em Goiás (Goiás), 40,5ºC no Mato Grosso (Cuiabá), 39,9ºC em Tocantins (Araguaçu), 39,8ºC no Piauí (Campo Maior), 39,0ºC em São Paulo (Valparaíso), 38,3ºC no Pará (Santana do Araguaia), e 38,0ºC em Minas Gerais (Ituiutaba).
Apesar dos números já serem elevados, eles não devem parar por ai. Na Região Sul, a máxima deve ficar em torno dos 40ºC no Noroeste do Rio Grande do Sul e no Oeste de Santa Catarina, e entre 40ºC e 42ºC no Oeste, Noroeste e Norte do estado do Paraná.
Confira a previsão para outras regiões do Brasil
Não são só os sulistas que sofrerão com as temperaturas elevadas neste fim de semana, o Centro-Oeste deve registrar máximas entre 42ºC a 44ºC no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Alguns modelos ainda indicam que em algumas áreas destes dois estados, os termômetros podem chegar a marcar 45ºC a 46ºC. No Paraguai, as máximas variam entre 45ºC a 47ºC.
Em Goiás, as máximas devem variar entre 40ºC a 42ºC com pontos isolados atingindo até 43ºC.
No Norte, exclusivamente no Tocantins, as máximas variam entre 41ºC a 43ºC. Os termômetros também pode registrar entre 40ºC a 42ºC em Rondônia, parte do estado do Amazonas e parte Sul do Pará. Na região Nordeste, alguns estados devem atingir marcas próximas aos 40ºC.
Na Região Sudeste, São Paulo e o Oeste de Minas devem registrar as temperaturas mais altas. Cidades do interior paulista devem chegar a registrar 40ºC a 42ºC, e em alguns locais, 43ºC. Em Minas, algumas regiões devem registrar 40ºC.
As máximas no Brasil devem ficar entre as mais altas do mundo, aproximando-se ou superando números elevados que são previstos para áreas de deserto do Norte da África, Península Arábica e países em torno do Golfo Pérsico.
As informações são do MetSul Meteorologia.
Imagem: Pixabay