Fim do Auxílio Brasil? Ministro da Cidadania abre o jogo sobre o futuro

O ministro da Cidadania do Brasil, Ronaldo Bento, divulgou nesse fim de semana durante entrevista para a imprensa novidades sobre o pagamento do Auxílio Brasil. 

De acordo com o chefe da pasta, o benefício pago às famílias em situação de vulnerabilidade social não acabará em dezembro. Bento reforçou que o pagamento do Auxílio Brasil deve ser feito também durante 2023. 

Cerca de 20 milhões de beneficiários que recebem mensalmente o valor do auxílio não precisam se preocupar com o encerramento do programa, de acordo com o ministro. 

O novo cartão do programa social agora conta com um chip e novas funções.

No entanto, mesmo que tenha sido garantida a continuidade do pagamento do Auxílio Brasil, é importante ressaltar que o valor aumentado de R$600 será pago apenas até dezembro deste ano, conforme previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aprovou a ampliação provisória do benefício. 

A partir de dezembro, o auxílio voltará a ser pago às famílias no valor de R$400.

Conheça o novo cartão do Auxílio Brasil

O novo cartão do Auxílio Brasil apresenta novas funcionalidades. Além de agora contar com um chip, o dispositivo também possibilita a função débito para trazer mais segurança e possibilidade de compra aos usuários.

Com a novidade, o beneficiário poderá fazer saques nos caixas eletrônicos da Caixa ou 24 horas. Já a função débito servirá para que as compras sejam feitas diretamente no estabelecimento comercial, sem que haja necessidade de efetuar o saque. 

O cartão possibilita dois saques por mês em terminais eletrônicos ou lotéricas, dois saques na rede 24 horas e três transferências para contas de outros bancos. Os beneficiários que recebem o Auxílio Brasil também têm transferências ilimitadas para contas da Caixa e transferência ou recebimento ilimitado de Pix. 

É possível consultar informações sobre o seu benefício através do aplicativo do Auxílio Brasil ou Caixa Tem.