O Enem é uma das provas mais aguardadas pelos vestibulandos e treineiros, devido à possibilidade de conquistar uma boa nota, o suficiente para entrar em universidades públicas. Contudo, é de suma importância saber o que é permitido levar para o Enem.
Por isso, iremos destacar alguns itens que podem ou não levar no Enem 2023, a fim de realizar uma prova tranquila e sem interferências. Escolher uma roupa confortável e imprimir o cartão de confirmação de inscrição são alguns exemplos de como se preparar para esta prova.
Confira agora mesmo algumas outras dicas para garantir um ambiente agradável e fazer o Enem 2023 conforme o seu edital!
Mas afinal, o que eu posso levar?
Na entrada, os fiscais costumam entregar um envelope porta-objeto para que os candidatos guardem todos os itens que não são permitidos dentro da sala, como por exemplo: celular, fones de ouvido, relógios e outros aparelhos.
O participante deve entrar apenas com alguns itens. Caso o estudante entre com itens que não estão na lista abaixo, correrá o risco de ser eliminado, veja:
- Canetas de tinta preta e de corpo transparente;
- Documento de identidade;
- Lanche;
- Garrafa de água.
“Um aluno não pode fazer a prova de boné, capuz, gorro e óculos escuros, por exemplo. Isso tem que ficar em casa ou estar dentro do porta-objetos. Também não pode ter nada escrito nas mãos, mas tatuagens são permitidas”, acrescenta Adroaldo Lara, diretor do Fleming Pré-Vestibular.
Além disso, é importante ressaltar que os lanches levados para o momento da prova devem estar lacrados, com sua embalagem original. Caso seja um lanche feito em casa, opte por potes com corpo transparente.