Fique atento! Moradores do Rio Grande do Sul poderão observar nesta semana um grande fenômeno que só deve se repetir em 2037

Um fenômeno raro poderá ser visto nesta semana no Rio Grande do Sul – e só deve ocorrer de novo em 2037. Nesta quarta-feira (30), será possível ver em diversas áreas do estado uma “Superlua azul”.

Uma Superlua ocorre quando o corpo celeste está muito próximo da Terra, em sua fase de Lua Cheia. Por isso, passa a impressão de estar maior e mais brilhante. Já a definição “azul” é usada quando a Lua Cheia ocorre duas vezes no mesmo mês – não significa uma mudança de cor, mas sim uma repetição da etapa. Confira abaixo mais informações.

Fenômeno raro poderá ser visto nesta quarta-feira no RS

A Superlua ocorre uma a seis vezes por ano — o último registro foi no dia 1º de agosto. Já a Lua Azul tem repetições a cada dois ou três anos. A última ocorrência da conjunção entre os dois fenômenos foi em 2018.

De acordo com informações da organização Virtual Telescope Project, divulgadas pela agência de notícias Associated Press, a combinação entre os fenômenos Lua Azul e Superlua só deve ocorrer novamente no ano de 2037.

Enquanto nas demais regiões do país a nebulosidade pode atrapalhar a visualização do fenômeno, o tempo no Rio Grande do Sul deve se manter firme durante toda a semana — com poucas nuvens, será possível observar a Superlua azul sem nenhum empecilho.

Apesar de ser possível visualizar o fenômeno já na terça, o mesmo só chegará ao ápice na quarta-feira (30), quando a Lua aparecerá ainda maior e mais brilhante — o satélite pode aparentar estar até 14% maior em relação ao usual.

O melhor período para a observação será o horário no qual a Lua começa a aparecer no céu — ao nascer, o corpo celeste estará mais baixo e por isso parecerá maior em relação a prédios e outros referenciais no ambiente.

Imagem: Reprodução / Roksana Helscher / Pixabay