Fique atento! Novo golpe do PIX está fazendo diversas vítimas

Desde que surgiu, o Pix tem sido um dos métodos de pagamento mais queridos pelos brasileiros e infelizmente, pelos golpistas também. Atualmente, diversas pessoas estão sendo vítimas de golpes e enviando grandes quantias de dinheiro para as mãos erradas.

Esses golpes são realizados em variados comércios. O golpista realiza uma compra e na hora de realizar o pagamento via Pix, mostra um comprovante falso e consegue levar os produtos sem ter pago por eles.

A seguir, confira as melhores dicas de como não cair nesse tipo de golpe.

Dicas para não cair no golpe do Pix

Confira no aplicativo do seu banco se a transferência realmente foi realizada 

Não confie em comprovantes apresentados por qualquer pessoa. Sempre separe um tempo para conferir se a transferência realmente foi feita.

Não insira seus dados bancários em outros celulares

Evite realizar o login da sua conta no banco no celular de terceiros. Essas informações podem cair em mãos erradas e acabar te prejudicando.

Confira os dados de quem vai receber a transferência ou depósito. 

Se necessário, pergunte novamente ao destinatário qual a sua chave pix.

Não faça transações sem confirmar por ligação

Lembre-se que o WhatsApp pode ter sido clonado. Então, não confie em mensagens enviadas por terceiros, inclusive pessoas próximas.

Sempre desconfie de bancos que entram em contato pedindo seus dados. 

Instituições financeiras nunca conversam com seus clientes por telefone ou e-mail para solicitar essas informações. Atualmente, muitos golpistas têm se passado por funcionários de banco para conseguir roubar dados.

Nunca clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou SMS para cadastro do Pix

Não clique em links suspeitos, pois seus dados podem ser roubados por meio deles.

Atenção aos QR Codes falsos

QR Codes são totalmente práticos, mas podem ser ótimos para aplicar golpes. Antes de realizar a transação via QR Code, verifique se o valor inserido e o destinatário estão corretos, a fim de não enviar grandes quantias ou enviar o dinheiro para golpistas.