Foragido número 1 do Rio Grande do Sul é preso pela Polícia Civil; Veja

A Polícia Civil divulgou que o foragido número 1 do Rio Grande do Sul foi localizado e apreendido nesta segunda-feira (16). O alvo foi preso num restaurante de alto padrão na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A operação Blindspot foi realizada pela 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc). O preso não teve o nome divulgado oficialmente.

O foragido estava desde o ano passado escondido em Orlando, na Flórida, e voltou ao pais a uma semana. Ao retornar, foi identificado por agências de inteligência, e teve sua localização traçada para um condomínio de luxo na zona leste da cidade do Rio de Janeiro. Confira mais detalhes abaixo.

Foragido número 1 da polícia gaúcha opera no crime a mais de 10 anos

De acordo com o delegado Gabriel Borges, o preso começou no mundo do crime há pouco mais de 10 anos. O investigado começou como estelionatário, e posteriormente começou a atuar na lavagem de dinheiro e outros crimes patrimoniais, se aproximando de grandes líderes através de vínculos parentais.

Posteriormente, o investigado entrou no tráfico internacional de drogas, usando sua experiência como piloto de corrida automobilística e piloto de aeronaves para realizar o transporte dos entorpecentes, em especial de cocaína, de países produtores, como Peru e Bolívia, ao Rio Grande do Sul.

Em 2022, o foragido foi alvo da operação Kraken, que o apontou como uma figura em papel de liderança na maior organização criminosa do Sul do Brasil. Foi descoberto que este operava um esquema de distribuição de cocaína e tráfico de armas pela via aérea do estado. O alvo obteve uma ordem judicial após ser deflagrado pela polícia durante a operação, e esteve escondido nos Estados Unidos até sua atual prisão.