Forças policiais trabalharão em conjunto a EPTC para combater furtos de cabos de energia

Em virtude disso, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) solicitou apoio da Brigada Militar, por meio o Comando de Policiamento da Capital (CPC), e da Guarda Municipal para reforçar ações de combate a estes atos de vandalismo.

Paulo Ramires, diretor-presidente da EPTC, alerta para os perigos que resultam destes crimes. “Além do prejuízo financeiro, os transtornos ocasionados em relação ao furto em semáforos, terminais e demais instrumentos de sinalização vão desde os conflitos no trânsito, como engarrafamentos, até o risco de morte em acidentes, atropelamentos ou mesmo devido a choques elétricos. As nossas equipes de manutenção semafórica têm trabalhado intensamente para restabelecer a sinalização, mas temos que unir forças para combater estes crimes e evitar a perda de vidas”, comenta Ramires.

Nas primeiras semanas de janeiro, o prejuízo registrado com o vandalismo na sinalização viária da Capital já alcança R$ 16 mil. Foram registradas 22 ocorrências, com furto de mais de 2 mil metros de cabos de energia e outros itens semafóricos. No mês de janeiro de 2022, em comparação, foram levados 350 metros de cabos.

As vias que mais registraram ocorrências foram a avenida Goethe e ruas 24 de Outubro, Mostardeiro, Marquês do Pombal e rua Sarmento Leite, situadas nos bairros Moinhos de Vento e Cidade Baixa.