Formação de fenômeno no fim de semana deve gerar aumento da fumaça no Rio Grande do Sul

O final de semana pode ser bastante diferente no Rio Grande do Sul devido a Ciclone Extratropical que pode atingir o estado. O mesmo será formado na região do Rio da Prata, entre Uruguai e Argentina e como os países são próximos ao estado, mudanças climáticas devem acontecer.

Caso de fato aconteça, esse fenômeno climático vai gerar uma frente fria que trará chuva para diversas áreas do estado. Além disso, ele também trará fumaça proveniente das queimadas recorrentes Norte da América do Sul.

Esse fenômeno acontece quando há o encontro de frentes diferentes, como por exemplo uma frente extremamente fria com uma frente de calor. O choque de ambas causa mudanças climáticas e  ingresso de poluições de outros locais.

Rio Grande do Sul com instabilidade

Ainda não se sabe ao certo quais áreas do estado podem ser atingidas pelo ciclone, mas as principais manifestações estão previstas para o extremo Sul do estado. Esse encontro de frentes gerará instabilidade com possibilidade de tempestades e granizo em algumas regiões.

O aprofundamento da área de baixa pressão pode intensificar as chuvas que podem acontecer no estado. A frente fria presente no estado também pode “colaborar” com o ciclone e dessa forma, as chuvas seriam ainda mais fortes.

Um céu mais acinzentado e menor visibilidade em diversas cidades é quase certeza para o final de semana no estado por conta da fumaça que o deve atingir. É importante acompanhar a previsão todos os dias, para que imprevistos não venham a acontecer.