Forte temporal leva 3 cidades de SC a decretarem estado de emergência
A chegada de um novo ciclone extratropical em Santa Catarina está provocando fortes chuvas em diversas regiões do estado. Até o momento, pelo menos três cidades já decretaram situação de emergência devido aos impactos do fenômeno. Além disso, há relatos de deslizamentos e alagamentos em rodovias, principalmente na região Oeste.
Segundo informações da Epagri/Ciram, a previsão é de chuvas persistentes, especialmente nas áreas da Serra, Sul e parte do Oeste, devido à passagem do ciclone entre o Rio Grande do Sul e o Sul de Santa Catarina. Além das chuvas, são esperadas rajadas de vento com velocidades entre 50 e 70 km/h, com picos pontuais de até 80 km/h, a partir da tarde.
Regiões de Santa Catarina sofrem com fortes chuvas e granizo
Entre segunda-feira (10) e terça-feira (11), as regiões do Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina foram as mais afetadas pelas condições climáticas adversas. A cidade de Itapiranga registrou um acumulado de chuva nas últimas 48 horas de 150,4 mm, de acordo com a Defesa Civil.
Em Saudades, o rio que dá nome à cidade está com um nível de cheia 4,5 metros acima da média, entrando em alerta para possíveis inundações. Por medidas de precaução, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram o resgate de idosos e pessoas com dificuldade de locomoção das áreas de risco. Além disso, algumas pontes foram bloqueadas.
Durante a madrugada de terça-feira, Saudades foi atingida por um temporal de granizo, resultando em danos às telhas de duas escolas municipais, duas edificações comerciais e 23 residências. Nesse mesmo período, a cidade também enfrentou interrupções no fornecimento de energia elétrica devido à queda de postes e árvores sobre a rede elétrica.
Imagem: Fernando Dias / Seapi / Divulgação