Frio: ginásio terá acolhimento emergencial nesta quinta e sexta-feira

Em razão de frio previsto, serão 50 vagas destinadas a pessoas em situação de rua e eventuais desabrigados. O ginásio fica no bairro Santana.

Nesta quinta (18) e sexta-feira (19), a partir das 19h, em virtude do frio, a Prefeitura de Porto Alegre disponibilizará 50 vagas de acolhimento no ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab).

A estrutura fica na rua Conde D’Eu, 66, bairro Santana, e as vagas são destinadas a pessoas em situação de rua e eventuais desabrigados, devido à previsão de temporal na cidade e declínio de temperaturas por avanço de massa de ar polar.

“É a possibilidade de mais um espaço de proteção e vínculo entre equipes e as pessoas que precisam de encaminhamento na rede municipal”, afirma André Flores Coronel, presidente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) e Fasc, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Departamento Municipal e Habitação, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Consultório na Rua, Defesa Civil, Cruz Vermelha e Gabinete da Causa Animal são responsáveis por coordenar a ação emergencial.

Pessoas em situação de rua podem buscar o acolhimento ou aguardar as equipes do Ação Rua solicitadas via Central de Abordagem. O acesso ao ginásio será por demanda espontânea. As pessoas receberão kit higiene, banho, jantar, lanche e café da manhã. A rede municipal conta ainda com 240 vagas em albergues noturnos.

A Fasc estará com sua equipe de atendimento com horário estendido até as 22h para suporte à abordagem social e encaminhamento aos equipamentos da rede socioassistencial.

Espaço Pet – As pessoas acolhidas que não quiserem se separar dos seus animais contarão com o espaço específico para eles. O Gabinete da Causa Animal, em parceria com Fasc e SMDS, disponibilizará atendimento veterinário, encoleiramento, vermifugação, roupas e alimentação para os cães.

Contatos – Para acionar a Central de Abordagem a fim de auxiliar pessoas em situação de rua e risco social, ligue 156 opção 7. Para dúvidas e emergências ligue para a Defesa Civil 199 e Corpo de Bombeiros 193.

Rede de atendimento noturno:

Albergue Dias da Cruz: 12h

  • Avenida Azenha, 366 – Bairro Azenha

Albergue Acolher 1: 12h

  • Rua Dr. João Simplício, 38 – Bairro Vila Jardim

Albergue Acolher 2: 12h

  • Rua 7 de Abril, 315 – Bairro Floresta